Após constatar que as precárias condições de atendimento no maior hospital público do Rio Grande do Norte ferem a dignidade humana e de se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini para debater a situação da saúde pública, a Comissão de Direitos Humanos da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participou de audiência com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, Paulo Teixeira, e representantes da Igreja Católica. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), na tarde desta terça-feira (18).
Durante a ocasião, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Aloísio Tibiriçá, e o representante da comissão de direitos humanos da Fenam, José Roberto Murisset, discutiram com o presidente da OAB/RN e com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime, estratégias para reverter a falência da saúde. Membros da Comissão de Saúde da OAB e o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira Filho, também estiveram presentes.
"Nós estamos convivendo com um problema sério que é a falência da saúde e essas reuniões servem para nós aprimorarmos as ideias e traçar novas estratégias no sentido de que a saúde funcione”, disse Teixeira.
Devido ao tema da campanha da fraternidade desse ano (“Fraternidade e Saúde Pública”) a Igreja Católica foi convidada pelo Sinmed. “Há um sentimento de profunda preocupação, ficamos estarrecidos com a realidade em que se encontra a saúde no nosso estado. Nós não podemos ficar de braços cruzados”, afirmou Dom Jaime.
Em comum acordo, os participantes decidiram por organizar uma grande mobilização a nível estadual, envolvendo vários segmentos, pela luta em beneficio da saúde do RN.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400