OABRN participa de lançamento de campanha Diga Não à Violência Contra a Mulher

22/06/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, representada pela presidente da Comissão da Mulher advogada, Lucineide Freire, participou, nesta quarta-feira (22), de reunião ordinária da Comissão Nacional da Mulher Advogada para lançamento da campanha Diga Não à Violência Contra a Mulher. A iniciativa visa conscientizar e incentivar a denúncia de práticas abusivas e violentas que tenham mulheres como vítimas.

O lançamento contou com um ato público em frente ao edifício do Conselho Federal da OAB.“Tenho plena certeza de que mais uma vez a OAB fará história ao começarmos a mudar os quadros e que, de fato, extirparemos de nossa sociedade qualquer forma de violência contra as mulheres. Não é crível e nem tolerável que continuem a ser vítimas de atos violentos, hostis e degradantes”, apontou Claudio Lamachia, presidente nacional da Ordem.

A presidente da Comissão, Eduarda Mourão, disse que um dos principais objetivos da campanha é dar resolutividade aos casos de violência. “Há gargalos no Poder Judiciário que não permitem o avanço na resolução dos casos. O Brasil saiu da sétima posição em um ranking mundial de violência contra a mulher para a quinta posição. É um índice vergonhoso, pois a violência não apenas persiste como tem aumentado. Necessitamos de um esforço conjunto para trazer propostas reais e concretas por parte da advocacia”, conclamou.

Homenagem

Ainda como parte da campanha Diga Não à Violência Contra a Mulher, foi descerrada no Museu Histórico da OAB uma placa em homenagem às pioneiras da advocacia. São elas: Myrthes Gomes de Campos (primeira advogada do Brasil); Zelite Andrade Carneiro (primeira mulher presidente de seccional da OAB); Marina Beatriz Silveira de Magalhães (primeira mulher a compor a diretoria da OAB Nacional); Maria Rita Soares de Andrade (primeira conselheira federal da OAB e primeira juíza federal do Brasil); e Maria Adélia Campello (primeira mulher presidente do Institutos do Advogado do Brasil – IAB). (Com informações da Assessoria do Conselho Federal)