OAB/RN participa de debate sobre violência no sistema de transportes rodoviários

21/05/2022
O presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas, Renato Rodrigues, representou a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte do debate sobre a violência no sistema de transportes rodoviários de passageiros do Estado, realizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RN) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (SINTRO/RN), na sede da Seccional Potiguar.

Na oportunidade, foram apresentados os problemas enfrentados pelos trabalhadores e passageiros que utilizam os transportes rodoviários no Rio Grande do Norte. Para o presidente da comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/RN, a forma como se pratica a política de segurança no Brasil não condiz com a realidade. “Precisamos buscar uma alternativa viável para a solução do problema. O aparelho estatal é precário. Enquanto não houver investimento na educação e na segurança, não veremos mudanças. Pensar segurança é pensar de forma ampla”, disse Renato Rodrigues.

Para o membro da comissão trabalhista da OAB/RN, Victor Hugo Barbosa, que também participou do fórum, a situação em que se encontram os trabalhadores dos transportes rodoviários é muito difícil. “A OAB está disposta a conversar e tentar encontrar soluções para esse problema. Os trabalhadores não tem a quem recorrer. Nos colocamos como mais uma força que poderá ajudar esse conflito”.

A Secretária de Segurança do Estado esteve representada pelo Coronel Alarico Nunes. Na oportunidade, ele apresentou as estatísticas do trabalho realizado pela Polícia Militar para combater a violência.

Também estiveram presentes na reunião a representante do Fórum Estadual de Meio Ambiente no Trabalho, Geolípia Jacinto; o representante da Defesa Social do Município, Gilderlan Alves; a representante da Federação dos Conselhos Comunitários, Cristina Santos; o presidente do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, Mário Soares; o presidente da CTB/RN, Moacir Soares; o presidente do SINTRO/RN, Nastagnan Batista; o comandante do CIOSP, Major Macedo; e o membro da comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/RN, Glaydson Silva.