OAB/RN participa da construção do primeiro levantamento demográfico da advocacia

21/06/2023

Nesta terça-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), participou de reunião do Conselho Federal da OAB (CFOAB) que deu início ao primeiro levantamento demográfico da história da advocacia.

O objetivo da campanha é conhecer as principais necessidades e a realidade dos mais de 1,3 milhões de advogados inscritos na OAB. Com o slogan “Te ouvir para melhor te atender”, a proposta é que o levantamento seja promovido em todas as Seccionais e Subseções a partir do mês de agosto.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, exalta a iniciativa. “É muito importante a preocupação do CFOAB em ter o conhecimento adequado do perfil da advocacia brasileira. O número de advogados cresceu demais e temos, hoje em dia, mais de 1,3 milhões de advogados ativos, de modo que é essencial entender que a OAB e a sociedade saiba exatamente o perfil que compõe a advocacia. É uma iniciativa prioritária para todos nós”, afirma o presidente da OAB/RN.

Já o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti fala sobre o pioneirismo da proposta. “É uma ação inédita do CFOAB. Nunca foi tentado por conta da complexidade. A advocacia terá essa entrega depois de 93 anos de história da OAB”, disse. Segundo Simonetti, o levantamento permitirá conhecer de forma aprofundada a advocacia e identificar as dificuldades, peculiaridades e regionalidades do exercício profissional.

A pesquisa será executada por meio de parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A instituição receberá o questionário final e disponibilizará à advocacia através de plataforma digital que já está pronta. Na sequência, sistematizará a coleta de dados para a apresentação dos resultados do levantamento.

Durante o encontro, foi formada uma comissão de avaliação do formulário construído até aqui, para que seja analisado e lapidado. A OAB/RN sugeriu que a FGV fortaleza a divulgação da campanha de maneira online e offline, disponibilizando cartazes em locais comuns à advocacia, como Salas da Advocacia e fóruns ao redor do Brasil.