A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), realizou, nessa quinta-feira (11), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher. O evento fez parte da programação do “Ordem por elas”, com o objetivo de fortalecer e unificar as mulheres advogadas potiguares. A solenidade foi presidida pela vice-presidente Lidiana Dias e foi prestigiada pelo presidente Aldo Medeiros, além dos demais membros da diretoria e conselheiros seccionais.
“Nesse Mês da Mulher, desenvolvemos diversas ações, como um selo comemorativo e iniciar a primeira reunião presencial do Conselho Seccional do triênio com uma sessão em homenagem ao Dia das Mulheres. Esse é sinal efetivo da nossa representatividade, participação nas decisões e discussões da nossa instituição. Nós queremos ter o direito de ocupar espaços da mesma forma, discutir os assuntos importantes da sociedade da mesma forma e sermos vistas com o mesmo olhar de respeito, sem julgamentos”, ressaltou a vice-presidente, Lidiana Dias.
Durante a solenidade foi empossada a Comissão da Mulher Advogada, que será presidida pela advogada Vânia Furtado. Na ocasião ocorreu a apresentação da Cartilha da Mulher Advogada, que apresenta direitos essenciais às mulheres e profissionais do direito. O documento também contempla orientações sobre como proceder em caso de violação de prerrogativas e violência de gênero. Veja a Cartilha AQUI.
"Produzimos a Cartilha Virtual para que as advogadas possam saber sobre os seus direitos. Falamos tanto sobre direitos em geral, maternidade, prerrogativas, tipos de violência de gênero, canais para denunciar, endereço e contato das delegacias", explicou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vânia Furtado.
"A advogada que sofre assédio tem o seu exercício profissional retaliado e, mais ainda, como cidadã, tem a sua existência negada. É uma pauta da Ordem dos Advogados do Brasil e nós estamos comprometidos em levar até o fim", disse a conselheira federal da OAB/RN, Mariana Bezerra.
"Hoje é um dia de celebrarmos, mas também de defendermos os direitos femininos e a igualdade de gênero, a inclusão em espaços de poder, antes conquistadas somente por homens, além do direito de sermos e estarmos onde quisermos. Somos mulheres fortes, capazes, resilientes, profissionais, mães, esposas, filhas. Cada uma dessas em uma só e por vezes menosprezadas pelo mesmo motivo. Sejamos sempre batalhadoras nas nossas conquistas e busca de novos espaços na sociedade", disse a vice-presidente da Caarn, Danielle Diniz.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400