OAB/RN lança ato pela Reforma Política Democrática

09/12/2014

A Coalização em Defesa da Reforma Política Democrática, da qual a OAB é integrante, realizou na manhã desta terça-feira (9), na sede da Seccional Potiguar, o ato que deu início a campanha de Reforma Política Democrática no Estado, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política, bem como a coleta de 1,5 milhão de assinaturas, a fim de viabilizar o projeto.

O presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, deu início à solenidade. “Hoje é um dia novo, de otimismo. A minha Ordem, a sua Ordem, a nossa Ordem, a Ordem dos Advogados, mas, sobretudo, a Ordem do Brasil, irmanada com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e mais de uma centena de instituições e organismos, deflagra uma campanha essencialmente nacionalista, plural, coletiva e acima de tudo apaixonada pela causa do Brasil”.

O secretário da Comissão de Mobilização da Reforma Política do Conselho Federal da OAB, Aldo Arantes, explanou sobre os principais pontos da iniciativa popular. “O objetivo da OAB, com o apoio de todas as seccionais, é ampliar a participação da sociedade nas instâncias de poder. Precisamos identificar quatro questões: o financiamento de campanha; o voto em pessoas; a subrepresentação das mulheres; e os instrumentos de democracia direta”, ressaltou Arantes.

Segundo Arantes, é preciso envolver a sociedade no processo para que o projeto ganhe força.  “A experiência demonstra que a pressão democrática pode levar a resultados positivos. Recentemente nós vimos não só o projeto da Ficha Limpa, que foi aprovado rapidamente, mas o também a proposta de cassação de mandatos de parlamentares. O projeto ficou parado sete anos e após a pressão da população, que foi às ruas em 2013, foi aprovado por unanimidade, em um dia. A pressão popular democrática é necessária. Precisamos conquistar o coração e a mente das pessoas. Isso é decisivo. Nós temos que ter a capacidade de mostrar para a sociedade que em momentos de crise e de dificuldade nós podemos avançar. Então foi dada para nós a possibilidade de seguirmos um novo rumo para aprofundar a democracia do Brasil e eu tenho certeza que o povo do Rio Grande do Norte tem tradição de luta e vai fazer o seu papel para dar densidade neste luta”, disse Arantes.

Logo após a explanação, Aldo Arantes respondeu as perguntas dos presentes, que questionaram sobre voto facultativo, participação dos estudantes, participação feminina, entre outros assuntos.

O presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, finalizou o ato agradecendo a presença de todos. “Essa campanha deve tomar corpo em todos os lares. As assinaturas devem ser buscadas onde quer que elas estejam. Proporcionalmente somos o Estado com maior número de impugnações de candidaturas. Nós temos que reverter esse quadro histórico e nossa resposta será apresentado o maior número de assinaturas. Deixo aqui o desafio para todos e tenho certeza que vamos corresponder às expectativas”, finalizou Freire.

Também estavam presentes o vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra; o secretário-geral, João Maria Trajano; a secretária-geral adjunta, Cristina Daltro; o tesoureiro da Seccional Potiguar, Thiago Simonetti; o presidente da Subseção de Mossoró, Aldo Fernandes; o procurador geral de justiça do RN, Rinaldo Reis Lima; o representante da Fecomércio, Laumir Barreto; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcos Lima de Freitas; além de conselheiros e presidentes de comissões da OAB/RN e representantes de diversas entidades.

As assinaturas já estão sendo coletadas, inicialmente, em três pontos: na sede da OAB/RN, localizada na Av. Câmara Cascudo; na Caixa de Assistência dos Advogados do RN, na rua Deputado Marcílio Furta nº 2526, no bairro de Lagoa Nova; e na Casa de Apoio ao Advogado, localizada na rua Dr. Luiz Felipe Câmara. Na próxima semana serão divulgados outros pontos de coleta.

 

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar