OAB/RN inicia campanha João de Barro para ajudar na construção da nova sede

13/03/2015

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio do projeto João de Barro, inicia campanha para arrecadar recursos para ajudar na construção da nova sede da Seccional Potiguar. O anúncio foi feito ontem (12) pelo presidente Sérgio Freire na reunião do Conselho da OAB/RN. Funciona da seguinte forma: advogado/sociedade que fizer uma doação no valor de R$1.200,00 para a obra, terá em reconhecimento um tijolo com seu nome e número da OAB, colocado pela Seccional em uma parede da nova sede, dedicada aos que contribuíram com a nova estrutura. Os interessados em aderir à campanha devem procurar a tesouraria da OAB/RN para fazer a doação à vista ou parcelada (05 vezes de R$ 240,00). Porém, pagando o valor à vista, haverá um desconto, ficando no valor de R$1.000,00.

Os tijolos serão afixados em uma parede da nova sede, ficando vedada a escolha de local, devendo esse processo obedecer ao projeto arquitetônico elaborado pelo arquiteto responsável. A doação será facultada também aos interessados da sociedade civil, após aprovação da Diretoria da Seccional.

A obra da nova sede segue em ritmo acelerado. Segundo o engenheiro Lindemberg Sarmento, se tem 100% da estrutura concluída, bem como 85% da alvenaria e 80% da cobertura. “Da construção como um todo, temos mais de 60% pronta”. Iniciada em fevereiro de 2014, a construção deve ser concluída neste ano.

“A partir do momento em que a nova sede sai do papel a gente vê que essa obra será um ganho para advocacia e também para a sociedade, uma vez que a nossa instituição, além de representar os advogados, representa essencialmente a sociedade brasileira”, destaca o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire.

Conforme o presidente da Comissão de Obras, Kaleb Freire, que foi  o primeiro a fazer a doação, o cronograma está bem definido e adiantado. “Já estamos bem perto de resolver uma parte do problema da advocacia do RN, que é ter um bom local para que todos possam exercer suas atividades”, explica.

O novo prédio, que tem valor previsto de R$8.710.000,00, será construído no bairro de Candelária, em Natal/RN, com 3.600m2 em região privilegiada, com orçamento do Conselho Federal da OAB e da Seccional. Terá auditório com 310 lugares, salas modernas para as comissões temáticas, Tribunal de Ética e Disciplina – TED, Escola Superior de Advocacia – ESA, Caixa de Assistência dos Advogados – CAARN, Clínica do Advogado, Escritório Modelo e estacionamento privativo, obedecendo aos critérios da estrutura administrativa com acessibilidade.

Quanto ao prédio atual, diante de sua importância histórica, será destinado à instalação do Museu da OAB/RN e do Memorial dos Advogados.