A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) entrega, em 31 de maio às 17h30, a medalha “Wandecy Veras”, destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo. O evento é organizado pela vice-presidente Rossana Fonseca em parceria com a Comissão da Mulher Advogada. Esse ano, a honraria será concedida às advogadas potiguares Joilce Santana e Josefina Dantas.
“Essa entrega de medalhas, que leva o nome da primeira mulher inscrita na OAB/RN, tem um simbolismo muito forte. E esse ano, uma das agraciadas representa a mulher que advoga no interior com as dificuldades geográficas e limitações materiais, mas que consegue desenvolver um papel extremamente importante para as populações pouco assistidas e que têm violação de direitos”, disse o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.
O presidente da Seccional ressaltou que a entrega da medalha também será importante esse ano por agraciar uma advogada negra que teve posições de representatividade relevantes, inclusive, com contatos e eventos internacionais. “O que demonstra que o Conselho foi muito cuidadoso ao apontar quem deveria receber as medalhas em 2021”, ressaltou o presidente.
A medalha “Wandecy Veras” é destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo.
“A entrega anual da medalha se presta a homenagear mulheres, cujo trabalho jurídico tenha se destacado, e mais do que isso, que tenham trabalhado em favor da advocacia e da instituição OAB. É a valorização e o reconhecimento dessas bravas, competentes e generosas mulheres que com o seu trabalho, ajudaram a fazer da instituição o que ela é hoje e sedimentaram a estrada para que outras mulheres, disse a vice-presidente da OAB/RN, Rossana Fonseca.
A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio - data de nascimento de Wandecy e Dia Estadual da Mulher Advogada - por iniciativa e propositura da presidente da Comissão da Mulher Advogada, em solenidade pública, dirigida pelo presidente da OAB/RN.
HOMENAGEM
Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e Concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Fixou residência no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.
Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no Rio Grande do Norte, pioneira em exercer a magistratura no território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde também foi Vereadora.
Em 1956, foi nomeada para o exercício da magistratura e em 1976, a Câmara Municipal de Natal lhe concedeu o título de cidadã natalense. Faleceu em 09 de fevereiro de 1990, aos 65 anos de idade. Uma defensora da ocupação, pela mulher, dos espaços na sociedade.
É dela a frase: “É preciso que se vença, por completo, a velha e inteiramente superada convicção de que o trabalho da mulher tem de ser exclusivamente dentro do lar, à beira do fogão, com o ferro de engomar, remendando roupa, cuidando dos filhos. Tanto quanto o coração, a inteligência e o espírito feminino têm de ser convocados para a luta comum pelo engrandecimento da nossa terra.”
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400