OAB/RN entrega carteiras a 230 novos advogados em solenidade no Hotel Vila do Mar

21/05/2022
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou na noite desta sexta-feira (9) a Solenidade de Entrega de Carteira a mais de 230 novos advogados. O evento, que aconteceu no Hotel Vila do Mar, faz parte das comemorações da Semana do Advogado, que tiveram início nesta quarta-feira (7) e seguem até o dia 15 de agosto, com o XI Curso de Iniciação à Advocacia.

A solenidade começou com uma saudação do membro honorário vitalício da OAB/RN Odúlio Medeiros, que relembrou a história da Seccional Potiguar, escrita pelo também ex-presidente Carlos Gomes, no livro “Traços e Perfis da OAB/RN”. Após ler alguns trechos da obra, Medeiros enfatizou a criação da OAB como fundamental para a consistência e credibilidade da profissão. “O advogado jamais deve se afastar da sua entidade. Deve fazer valer o direito de seu constituinte e agir com fidelidade, compromisso e respeito aos cidadãos”, falou.
Em seguida, Odúlio recebeu uma homenagem do presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, que entregou seu primeiro ato junto à Seccional Potiguar.

Logo após, Sérgio Freire, fez uma saudação e deu as boas vindas aos mais de 200 novos advogados. “Em momentos como o de hoje e todos os dias de minha vida, desde que recebi a minha carteira, há quase 25 anos, renovo o meu juramento. O mesmo juramento que todos os bacharéis aqui presentes farão. A porta da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte está aberta para vocês. Hoje, mais do que nunca, vocês dividem comigo a responsabilidade da nossa casa. Quem recebe esta carteira hoje, deve assumir o compromisso e ter como lema de vida duas palavras: coragem e ética. Coragem para enfrentar os desafios da profissão, que não são poucos; e ética no dia-a-dia. Nós somos os maiores representantes da sociedade, por isso nossa responsabilidade é triplicada”, disse Freire.

Após o discurso do presidente, Carlos Augusto Pessoa Ferrera prestou o juramento protocolar, com base na correta postura que a profissão exige. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Estiveram presentes na solenidade, entre outros, o vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, secretário geral Alexander Gurge; a secretária adjunta, Cristina Daltro; o tesoureiro, Thiago Simonetti; o desembargador do TJRN, Amaury Sobrinho; o membro honorário vitalício, Adilson Gurgel; os conselheiros federais, Kaleb Freire e Lúcio Teixeira; o presidente da CAARN, Paulo Coutinho Filho; o conselheiro seccional, Edson Gutemberg; o conselheiro seccional e diretor da Escola Superior de Advocacia, Venceslau Carvalho;o presidente da Subseção Currais Novos, José Maria Bezerra; o presidente da comissão de Estágio e Exame de Ordem, Mirocem Junior.

Na oportunidade, 15 jovens advogados foram sorteados com um certificado digital e um token, presenteados pela Caixa de Assistência da OAB/RN.