OAB/RN encerra Ano da Mulher Advogada com homenagens às advogadas potiguares

22/11/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira (22), no auditório da Seccional potiguar, solenidade de encerramento do Ano da Mulher Advogada que contou com música instrumental de Chico Bethovem e de um cordel, escrito pela cordelista Sirlia de Lima, especialmente para as advogadas.

O evento foi aberto pelo presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, que falou sobre a importância da continuidade das ações desenvolvidas em 2016 para valorização profissional das advogadas. “Apesar de estarmos encerrando o Ano da Mulher Advogada, a luta pela igualdade entre de gênero continuará. São muitos os desafios que ainda precisam ser vencidos para que homens e mulheres tenham as mesmas condições de remuneração e trabalho”, disse.

Logo em seguida, foi exibido um vídeo com as atividades desenvolvidas ao longo de 2016 pela Comissão da Mulher Advogada (CMA), juntamente com outras comissões. Na ocasião, a presidente da CMA, Lucineide Freire, falou sobre a implementação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. “Esse é um passo muito importante para as mulheres advogadas potiguares e que deve ser concretizado em 2017”, comemorou.  A criação do Plano também foi comemorada também pela secretária – geral adjunta  da OAB, Priscila Fonseca, e pela representante da Associação dos Advogados do RN Leidimar Murr, que em seu discurso ressaltou o pioneirismo das mulheres potiguares.

Ainda durante a solenidade, a Conselheira Fátima Viana apresentou os pontos de uma agenda propositiva de valorização das advogadas com ações a serem realizadas até 2018. “Nosso objetivo é elevar o protagonismo da mulher advogada”, explicou.  Pensamento compartilhado pelo Membro Honorário Vitalício da OAB/RN, Adilson Gurgel, que também participou do evento, pela vice-presidente da OAB, Marisa Almeida e pela presidente da Subseccional de Pau dos Ferros, Lidiana Dias.  O conselheiro seccional, Alex Gurgel, pediu um minuto de silêncio em homenagem as mulheres que tiveram papel importante  no fortalecimento da Democracia no Brasil.

Para encerrar o evento, a Conselheira Vandrea Alves, que conduziu a solenidade, convidou treze advogadas para serem homenageadas pelo trabalho institucional desenvolvido. Cada uma recebeu um certificado, assinado pelos presidentes da OAB/RN e OAB Nacional, como forma de agradecimento pela colaboração e compromisso com a advocacia.

Participaram ainda os Conselheiros Federais Paulo Eduardo Teixeira e André Saraiva, bem cmo os Conselheiros Seccionais Elisângela Fernandes e Bruno Saldanha, entre outros.