OAB/RN encerra 2022 comemorando avanços na defesa da advocacia

30/12/2022

O ano de 2022 foi marcante para a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN). A Seccional Potiguar comemorou seus 90 anos se fortalecendo para atender as demandas do dia a dia dos advogados e advogadas, investindo na interiorização dos serviços da Ordem, reestruturação das Salas da Advocacia, ampliação de cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), avanços da Central de Defesa de Prerrogativas, que realizou mais de 2 mil atendimentos, integração e criação de duas novas subseções e no apoio à advocacia iniciante.

O presidente Aldo Medeiros destaca que o primeiro ano deste novo triênio está sendo fechado com resultados positivos. “Podemos dizer que atravessamos este ano, que seria um ano de arrumação da casa e adequação de equipe, já com resultados práticos que dificilmente se consegue no primeiro ano de uma gestão”, comemora.

O processo de interiorização da OAB/RN segue alinhado com o plano nacional proposto pelo Conselho Federal. A Ordem Potiguar tem uma vice-presidente originária da subseção do Alto Oeste e representantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte em seu Conselho Seccional. A reestruturação das Salas da Advocacia também avançou em 2022, chegando em cada vez mais comarcas e nos principais presídios do estado.

“Já temos autorizada pelo Conselho Federal a instalação de dois centros de apoio à advocacia em comarcas que não são sedes de subseção. Além das sete subseções já instaladas, vamos ter duas novas: a do Mato Grande, em João Câmara, que já está em fase de instalação, e a de Apodi, que está na fase final de apreciação pelo Conselho Seccional. Nossa meta é terminar 2023 com as nove subseções em pleno funcionamento, 100% das salas da advocacia equipadas e com internet e o trabalho da OAB/RN cada vez mais próximo do dia a dia dos fóruns e do local de trabalho dos advogados e advogadas, seja qual for a comarca”, explica o presidente.

A ESA também chegou, pela primeira vez, presencialmente em todas as subseções potiguares. Foram realizados 81 cursos, com 3.194 inscritos. Para o próximo ano, a expectativa é acompanhar cada vez mais as demandas da advocacia, cobrindo lacunas deixadas pelas universidades e cursos de direito e garantindo uma permanente atualização dos profissionais conforme as novidades que aparecer em processos e na legislação.

A OAB/RN atuou fortemente no apoio à advocacia iniciante. Só neste ano, a Seccional Potiguar recebeu mais de mil novas inscrições e os jovens advogados contam com uma série de benefícios, como descontos no valor da anuidade nos primeiros cinco anos de inscrição, garantia do certificado digital, criação de espaços de coworking e escritórios modelo para que os profissionais possam atender seus clientes e participar de audiências virtuais.

Os planos para 2023 são de continuar avançando para garantir a atuação da advocacia potiguar. “Temos um grande projeto de inaugurar um espaço de coworking em nossa sede histórica, que já estamos trabalhando na recuperação. Uma vez que o Tribunal de Justiça levou para a Cidade Alta o funcionamento dos juizados especiais e de todas as varas e juizados fazendários, o que vai gerar um fluxo de advogados naquela região, garantir essa estrutura vai facilitar o trabalho. Pretendemos também levar para lá o atendimento do nosso serviço de Assistência Jurídica, um trabalho histórico da OAB/RN, que queremos levar para o local onde nasceu e que vai permitir um melhor acesso para a população”, conclui Aldo Medeiros.