OAB/RN e TRT discutem melhorias para advocacia trabalhista

29/02/2016

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, esteve na manhã de hoje (29) no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região reunido com a presidente do TRT,  desembargadora Joseane Dantas dos Santos, para discutir assuntos de interesse da advocacia, entre eles,  o projeto de mudança das salas de audiência das Varas do Trabalho na capital e o corte pelo Governo Federal  na Justiça do Trabalho de 30% na parte de custeio e 90% na parte de investimentos.

“Sabemos das dificuldades dos advogados, dos jurisdicionados  e estamos aqui para ajudar. Esse é um momento que temos que dar as mãos para superar a crise”, disse Coutinho.

Durante a reunião, que contou com a presença da vice-presidente da OAB/RN, Marisa Almeida, bem como dos presidentes da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB Potiguar, Mônica Feitosa, e  da Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas – ANATRA, Rodrigo Menezes, também foi discutida a disponibilização de  espaço físico a ser destinado à amamentação e guarda  de filhos menores de advogadas em atuação perante as Varas do Trabalho, alteração regimental no intuito de que seja garantido às advogadas gestantes e que estejam amamentando a preferência no uso da tribuna para sustentação oral, além de criação de vagas especiais no estacionamento destinadas a elas.

Conforme Marisa Almeida, as solicitações estão alinhadas com o Plano de Valorização da Mulher Advogada  que tem como objetivo proteger as prerrogativas profissionais.

Outro ponto discutido na reunião foi estudo para atualização do Regimento Interno do TRT. “Juntamente com a ANATRA, vamos  sugerir algumas modificações para melhorar o dia a dia da advocacia trabalhista”, disse Mônica Feitosa.

Por fim, a desembargadora Joseane Dantas ressaltou a necessidade de  economizar para conseguir fechar as contas até o final do ano, apresentou as mudanças na estrutura do TRT e enfatizou a dificuldade para realizar novas ações de investimento. “Vamos avaliar as sugestões apresentadas. Considero importante a iniciativa da OAB pois devemos nos unir para superar essa fase de crise na justiça trabalhista”.