OAB/RN e ALRN lançam fotobiografia de Djalma Maranhão

08/12/2016

Direto do Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, e o presidente da Casa Legislativa do estado, Ezequiel Ferreira, realizaram, nesta quinta-feira (08), o  lançamento do Livro “Djalma Maranhão 100 anos: uma fotobiografia”.  Centenas de pessoas participaram do evento.

Editado pela OAB/RN e Assembleia,  o livro, organizado por Adriano de Sousa e Giovanni Sérgio Rêgo, é parte do projeto Djalma 100, lançado em 2015 em alusão ao centenário do político e foi viabilizado  através de remanejamento de recursos  do deputado Fernando Mineiro.

O presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, mencionou a importância da obra. "A Ordem dos Advogados deu sua contribuição, juntamente com a Assembleia Legislativa, para efetivar este registro histórico. Temos consciência do quanto é relevante valorizar nossas memórias e as pessoas que contribuiram com o desenvolvimento social", declarou.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN,  Djamiro Acipreste,  relatou em seu  discurso o dia em conheceu a obra de Djalma Maranhão, quando estava em Cuba e um idoso do país disse que esteve em Natal para conhecer a "revolução na educação" realizada pelo então prefeito. "Tive que ir para Cuba para conhecer a obra de uma pessoa de Natal, que foi uma verdadeira revolução, mas sem armas. Djalma Maranhão é passado, é presente e também é o futuro. Que os jovens da nossa terra não precisem sair de Natal para saber pelo que lutar", declarou  Acipreste.

"Djalma Maranhão foi um dos maiores políticos do Rio Grande do Norte, com atuação destacada e revolucionária nas áreas de cultura e educação. Teve uma visão muito à frente de seu tempo e deixou lições para várias gerações. Essa fotobiografia dará a oportunidade para que sua obra seja conhecida por ainda mais pessoas", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

Reunindo mais de 260 imagens, a fotobiografia retrata diversos momentos da vida de Djalma Maranhão, desde fatos pessoais até momentos históricos em sua atuação política. O acervo estava com familiares e também com Roberto Furtado, que conviveu com o ex-prefeito de Natal. Furtado, inclusive, foi o responsável por impedir que vários registros fossem confiscados no período da ditadura militar, quando Djalma Maranhão foi preso e exilado para o Uruguai.

"Foram mais de mil imagens a que tivemos acesso e usamos essas 260 para fazer parte da fotobiografia, retratando todos os momentos. Contamos com o apoio importando de Roberto Furtado, que conviveu com Djalma, e de seus familiares, especialmente Haroldo Maranhão. O livro é parte de um trabalho em conjunto que tivemos o prazer de participar", disse Adriano de sousa, que foi organizador da fotobiografia ao lado de Giovanni Sérgio Rêgo.

O deputado Fernando Mineiro (PT), que foi o responsável por indicar emenda parlamentar para financiar a produção dos mil exemplares, acredita que a fotobiografia é um marco histórico. Mineiro explicou que a exposição fotográfica que estava no Salão Nobre da Assembleia percorrerá Natal e será levada também para o Rio de Janeiro, na escola que leva o nome do ex-prefeito de Natal. "Foi um esforço conjunto para viabilizarmos essa obra, que só pôde ser finalizada e lançada neste ano. Estamos muito satisfeitos", disse o deputado.

Djalma Maranhão completaria 101 anos no dia 27 de novembro. O político ficou conhecido pela campanha, “De Pé No Chão Também se Aprende a Ler e iniciou em Natal um processo de gestão cultural, democrática e popular, levando educação como instrumento de cidadania a todos. Foi cassado e banido na Ditadura Militar e morreu em 1971, exilado no Uruguai. ( Com informações da Assessoria de Imprensa da AL RN)