OAB/RN e advogados trabalhistas debatem estratégias para enfrentar desafios

09/03/2020

No intuito de valorizar a advocacia trabalhista, membros de associações que representam a categoria e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) se reuniram, nesta segunda-feira (09), na Seccional, em Candelária. Participaram da reunião o diretor de comunicação da ABRAT e diretor-tesoureiro da OAB/RN, Alex Gurgel, o presidente da COMATRA, Paulo Eduardo Teixeira, o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais, Antônio Fabrício, o diretor Glaydson Soares, o tesoureiro adjunto e ex-presidente da ANATRA, Marcílio Mesquita e Luiz Gomes, respectivamente.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais, Antônio Fabrício explicou que o atual cenário da advocacia trabalhista apresenta desafios aos que militam na área, mas que estratégias estão sendo pensadas e elaboradas para driblar a situação. As associações de advogados trabalhistas pensam em estratégias conjuntas para lidar com a situação.

“Pelos dados que já vimos, a diminuição das demandas trabalhista no RN é um pouco maior do que a média nacional, mas no espectro do que se avizinha ao direito do trabalho, os advogados estão compreendendo a diminuição de direitos gerados pela Reforma, procurando meios para enfrentar os desafios”, disse Antônio Fabrício.

"A reunião teve como objetivo principal alinhar as ações a serem realizadas pelo CFOAB, OAB/RN, através de duas comissões e também da Anatra, visando o fortalecimento da Justiça do Trabalho, assim como a defesa das nossas prerrogativas e a importância do advogado na representação das partes na JT", frisou Paulo Eduardo Teixeira.

Evento

A OAB/RN juntamente com a Associação Norte-riograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA), realizam,  às 18h desta terça-feira (10), um evento com tema “As perspectivas para o futuro da advocacia trabalhista”, com a palestra do presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais do CFOAB, Antônio Fabrício. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: diretoria@anatra.adv.br .

O presidente da ANATRA, Glaydson Soares, explicou que o objetivo do evento é trazer uma discussão ampliada sobre a diminuição das demandas trabalhistas no cenário nacional e local.
“A advocacia trabalhista enxerga a diminuição da atividade em função de questões econômicas e sociais, consequência também da Reforma Trabalhista e sistemas eletrônicos. Houve uma mudança de paradigma e nós temos que debater e encarar esse novo cenário”, explicou o presidente da ANATRA.