OAB/RN discute situação do Albergue de Natal

28/11/2016

Na tarde desta segunda-feira (28), a sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte abriu espaço em seu auditório para discutir as atividades funcionais e da atual estrutura do Albergue de Natal José Augusto da Costa. Na oportunidade, a integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, Thays Figueredo representou a instituição e foi  responsável por mediar o debate, que contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Psicologia-CRP, Movimento Pop Rua, Central Única dos Trabalhadores-CUT, Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Sindicato dos Servidores Municipais-SINSENAT, Fórum SUAS e alguns dos servidores do município que prestam serviço na referida unidade de assistência.

Entre o assuntos abordados na reunião estiveram as condições de trabalho dos servidores municipais, a falta de estrutura para acomodar a quantidade de usuários e a forma de acondicionamento dos alimentos fornecidos pela rede municipal.

A representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN ressaltou o papel da instituição frente a problemática apresentada: “Nós, enquanto Ordem dos Advogados, no âmbito da Comissão, assim que tomamos conhecimento das denúncias feitas pelos servidores e usuários, tivemos a iniciativa de mediar um diálogo entre o coordenador do Albergue e as partes interessadas, mas infelizmente o município não compareceu a reunião ”, declarou a advogada Thays Figueredo.

A diretora do SINSENAT, Soraya Godeiro, explicou a importância do encontro e destacou o papel da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN no acompanhamento das ações que o sindicato pretende tomar. “Entendemos que os servidores estão impedidos de exercer suas atividades de forma satisfatória e por isso gostaríamos que a gestão municipal, no que se refere à Assistência Social, possa se pronunciar. A participação da Ordem potiguar será de grande importância para monitorar os desdobramentos e encaminhamentos que daremos sobre estas questões”, esclareceu.

O Albergue Municipal é destinado a maiores de 18 anos e com idade inferior a 60 anos e abriga diariamente homens e mulheres que necessitam de local para passar a noite, de amparo social, higienização e   alimentação.