OAB/RN completa 82 anos nesta quarta-feira (22)

21/10/2014

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte comemora seu 82º aniversário de criação nesta quarta-feira (22). No dia 05 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, realizou-se a primeira reunião do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Rio Grande do Norte. Foi uma reunião preparatória na qual compareceram os advogados Francisco Ivo Cavalcante, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varella de Albuquerque e Bruno Pereira de Xavier Montenegro.

Decidiu-se, na oportunidade, publicar um edital de convocação aos advogados provisionados e solicitadores para que os mesmos requeressem a sua inscrição na Ordem. Os historiadores da época, no entanto, registram que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, só foi efetivamente criada em 22 de outubro de 1932, sendo, portanto, a sétima seccional criada no Brasil.

A sua diretoria provisória ficou assim constituída: Presidente: Francisco Ivo Cavalcante, Secretário: Paulo Pinheiro de Viveiros e Tesoureiro: Manoel Varella de Albuquerque.

“A nossa instituição foi uma das primeiras Seccionais reconhecidas no país, graças ao perfeito trabalho de abnegados causídicos. Uma história de muitas lutas, conquistas e fortalecimento da Advocacia”, ressalta o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, ao destacar o papel das Subseccionais no interior do Estado, assim como dos advogados que atuam buscando justiça.

A OAB/RN tem aproximadamente 13 mil advogados inscritos, sendo em torno de 10 mil ativos, registrando-se 42,67% de mulheres e 57,33% de homens, além de 429 sociedades devidamente registradas.