OAB/RN comemora indicação do nome de Cléa Carpi para a Medalha Rui Barbosa

07/12/2016

O Conselho Pleno da OAB, reunido nesta terça-feira (6), aprovou à unanimidade a indicação do nome da conselheira federal decana Cléa Ana Maria Carpi da Rocha (RS) para ser agraciada com a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. A indicação chegou ao Plenário com apoio do Colégio de Presidentes e da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Cléa será a primeira mulher agraciada com a Medalha em 86 anos. A outorga será realizada durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia, em novembro de 2017, em São Paulo.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, classificou como ‘justíssima’ a homenagem. “Foi uma posição de todo o Sistema OAB a indicação desta guerreira para a honraria máxima da nossa instituição. Tudo aconteceu de forma natural e voluntária. Cléa é uma advogada com a experiência de ter presidido uma seccional, decana do Conselho Pleno, ex-secretária-geral desta OAB no âmbito nacional. É dona de uma trajetória de imensurável colaboração ao avanço da advocacia, da justiça e do Estado Democrático de Direito. Prova disso foi o apoio efusivo ao seu nome pela diretoria, pelo Colégio de Presidentes, pelas comissões, por todos. No Ano da Mulher advogada é motivo de muita honra e, acima de tudo, de muita satisfação ter uma mulher com a capacidade e a história de Cléa Carpi para a Medalha Rui Barbosa”, apontou.

A indicação de Cléa Carpi foi festejada pelo Conselheiro Federal pela OAB/RN, Paulo Teixeira, durante a sessão. Ele declarou que a indicação da decana Cléa Carpi “abre um novo capítulo da história da advocacia brasileira”.

Ao agradecer as palavras de todos, Cléa se emocionou. “Agradeço profundamente a cada um aqui. À diretoria, às conselheiras, aos conselheiros, aos presidentes de seccionais na pessoa de Fernanda Marinela, às 27 presidentes das Comissões da Mulher Advogada. A vida é feita de escolhas, sempre. Mas a importância das escolhas está na fidelidade. Eu tenho como uma das fidelidades de minha alma a OAB, pela grandeza da defesa que faz da democracia, da cidadania e das liberdades. Essa dimensão humana que tem o advogado quando defende a liberdade me fascina e me apaixona”, apontou.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar