OAB/RN celebra 87 anos com homenagens e presença de autoridades

22/10/2019

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) celebrou nesta terça-feira (22) 87 anos de história. Para comemorar a data, a Seccional realizou uma sessão solene e homenageou advogados com atuação, principalmente, no interior do Estado. O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, conduziu a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais a governadora Fátima Bezerra.

Os advogados homenageados na sessão foram Luciano Fernandes Bezerra, Ewerton Florêncio da Costa, Francisco de Assis Correia Rêgo e José Varelo Jales. Representando os agraciados, o advogado Ewerton Florêncio ressaltou a importância da profissão para a sociedade e em sua vida pessoal. “Somos nós os anjos da guarda daqueles que são massacrados pela incompreensão. O Direito é o orgulho da minha vida”, disse.

“São 87 anos de História de muita dedicação em favor não apenas da advocacia – como é nosso objetivo formal – mas de toda a sociedade potiguar”, pontuou o presidente Aldo Medeiros, acrescentando que a Seccional nunca se escusou do propósito de zelar, de maneira isolada ou em conjunto com outras instituições, “pela garantia dos direitos dos cidadãos e pela defesa incessante da plena aplicação da Justiça”.

De acordo com Aldo Medeiros, a OAB/RN permanecerá vigilante na manutenção de todos os direitos. “Me sinto especialmente honrado por poder representar a OAB potiguar neste momento histórico. Um momento que é de celebração, mas também de reflexão. O exercício digno da nossa profissão em particular, bem como a garantia das liberdades constitucionais e o apreço aos valores democráticos são termos inegociáveis”, disse.

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade e falou ao público sobre o papel da advocacia nos tempos atuais. “Em um contexto onde predomina a intolerância, o papel dos advogados e da OAB é fundamental. As fragilidades das instituições nascem dos estados autoritários que vivenciamos. Valorizar o papel da advocacia nesse contexto pelo qual ela representa e enquanto é peça-chave na luta por um país democrático, fraterno e plural”, ressaltou Fátima Bezerra.

Participaram da solenidade comemorativa a vice-presidente da OAB/RN, Rossana Fonseca; o secretário-geral, João Victor Hollanda; a secretária-adjunta Milena Gama; o diretor tesoureiro Alex Gurgel; o ouvidor Kennedy Diógenes e presidentes das Subseccionais. Além dos conselheiros da Seccional, participaram os conselheiros federais Ana Beatriz Presgrave, Canindé Maia e Olavo Hamilton. A presidente da CAARN, Monalissa Dantas, prestigiou o evento.

Os presidentes do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças; do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Bento Herculano, e o diretor do Foro da Justiça Federal no RN, Carlos Wagner Dias Ferreira, participaram da solenidade. Prestigiaram também o deputado estadual Hermano Morais e a vereadora de Natal Nina Souza.

Confira aqui a íntegra do discurso do presidente Aldo Medeiros.