OAB/RN busca parcerias com a FIERN

21/05/2022

O presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, e o vice presidente, Marcos Guerra, se reuniram nesta quarta-feira (20) com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, na Casa da Indústria, em Natal, para firmar parcerias com a FIERN para viabilizar três projetos na área jurídica.

O primeiro deles diz respeito à utilização da Unidade Móvel do SESI-RN, equipada com três escritórios para o atendimento ao público. O segundo trata de um mutirão carcerário pelo qual a OAB pretende qualificar, através do SENAI-RN, cerca de 180 pessoas que já poderiam estar em liberdade. O terceiro é um projeto embrionário que visa instalar na Federação das Indústrias uma Câmara de Arbitragem.

“A Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional do Rio Grande do Norte quer caminhar junto à FIERN com esses projetos institucionais. A câmara arbitral, por exemplo, é uma importante ferramenta para a solução de conflitos através da mediação, conciliação e arbitragem, uma das saídas para desafogar o Poder Judiciário”, explicou Sérgio Freire. “A Federação está disposta a entrar neste projeto”, adiantou Amaro.

Quanto à Unidade Móvel Jurídica do SESI-RN, o presidente da FIERN disse que já existe uma parceria com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), um convênio para levar aos industriários, nos seus locais de trabalho, atendimento gratuito. “Podemos fazer o casamento da Federação com a UNI-RN e a OAB para executarmos o Justiça Itinerante conjuntamente”, confirmou Amaro Sales.

Sobre o mutirão carcerário, Sérgio Freire informou que aproximadamente 20% de seis mil processos são de apenados com direito à liberdade, daí a necessidade de ressocialização através de cursos técnicos profissionalizantes do SENAI. O superintendente jurídico do Sistema FIERN, Davis Coelho Eudes da Costa, participou da reunião e disse que a parceria com a OAB deverá trazer benefícios para a sociedade.