OAB/RN homenageia as advogadas Margarida Seabra e Maria Auxiliadora

30/05/2022

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) entregou, nessa segunda-feira (30), a medalha “Wandecy Veras”, destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo. Esse ano, a honraria foi concedida às advogadas potiguares Margarida Seabra e Maria Auxiliadora.

“Essa entrega de medalhas, que leva o nome da primeira mulher inscrita na OAB/RN, tem um simbolismo muito forte. E esse ano, uma das agraciadas duas mulheres com histórias fundamentais e atuações extremamente importantes para as populações pouco assistidas e que têm violação de direitos”, disse o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

Em seu discurso, a advogada Margarida Seabra ressaltou a perseverança durante toda a carreira. "As pessoas precisam ter responsabilidade e batalhar pelo que é delas. Eu não deixei pra trás nada do que desejei. Quero ser sempre uma criança rebelde e belicosa, como me dizia a minha avó", disse Margarida, que ainda citou os filhos Débora e Frederico como maiores legados.

Maria Auxiliadora, conhecida como Dodôra, relembrou o início da carreira como advogada, as abdicações e falou sobre a fundação do Museu do Lajedo de Soledade, organizado por ela. "A advocacia me trouxe conquistar e um respeito muito grande e temos que fazer isso com humildade", disse a advogada.

Homenagem

Margarida possui larga experiência jurídica e atuação em direito civil e ambiental, Em 1967 passou em 2º lugar no concurso para magistratura, mas foi impedida de assumir por entenderem trazer prejuízo à Corte, a justificativa de um desembargador na época foi de que: “além do período de gestante (quando tem licença de vários meses), a mulher é um pouco dominada pelo marido e o juiz nem deve, nem pode ser influenciada por ninguém”.

Carinhosamente conhecida por Dodôra, natural de Apodi, Maria Auxiliadora foi a primeira advogada apodiense. É professora e poetisa. Foi Juíza Leiga durante cinco anos no Juizado Especial Civil da Comarca de Apodi. Ela foi a responsável pela criação do Museu do Lajedo de Soledade, no município de Apodi.

Concedida pela OAB/RN, a honraria é destinada a advogadas com história de contribuição à valorização da profissão. A Medalha é entregue anualmente no dia 30 de maio, em referência à data de nascimento de Wandecy Veras, primeira advogada registrada na Ordem potiguar, e pelo Dia Estadual da Mulher Advogada.