OAB lança campanha de combate ao Caixa 2 eleitoral no RN

16/08/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, presidida por Paulo Coutinho, lançou oficialmente na noite desta segunda-feira (15) a campanha de Combate ao Caixa 2 nas eleições eleitorais. A campanha é nacional e tem como objetivo fazer com que a população ajude na fiscalização dos candidatos durante o pleito deste ano.

Segundo o presidente da OAB/RN, a participação da população é essencial no combate a corrupção eleitoral. “Os eleitores precisam participar mais ativamente do processo eleitoral. Todos precisam compreender que mais que votar, é dever cada um fiscalizar e denunciar práticas ilegais”, disse.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Maria Zeneide Bezerra, parabenizou a campanha da OAB e aproveitou para falar da importância da atuação na Ordem durante as eleições. “A OAB desempenha papel fundamental na construção de uma sociedade melhor e isso começa com ações, como as que serão desenvolvidas, para conscientização de cada eleitor”, declarou.

Já o representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o Juiz Herval Sampaio, falou da batalha que deve ser travada em nome da lisura do processo eleitoral. “É preciso constranger aqueles candidatos que não querem respeitar a legislação. O caixa 2, que hoje é regra, precisa ser exceção em nosso país”, alertou.

Para auxiliar no processo de vigilância durante as eleições  serão instalados pela OAB/RN  Comitês nos municípios de  Pau dos Ferros, Mossoró, Assú, Caicó, Macau, Goianinha e Currais Novos que atuarão diretamente no pleito deste ano recebendo denúncias nas subseccionais  e na sede da seccional Potiguar.

O Comitê de Combate ao Caixa 2 é fruto da parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Além dos diretores da Ordem potiguar, a solenidade de lançamento da campanha no Rio Grande do Norte contou também com a presença do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB RN, Caio Vitor; do presidente da Comissão da Mulher Advogada, Lucineide Freire; do presidente da Comissão do Advogado Iniciante, Nicácio Carvalho; do presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, advogado Erick Pereira; do procurador da Assembleia legislativa do RN, Washington Fontes; do representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção do Rio Grande do Norte (Marcco), Carlos José Cavalcante de Lima.

A OAB já disponibilizou aplicativo e um hotsite com informações sobre a campanha, que também servirá de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. O endereço é www.contraocaixa2.oab.org.br. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.

Se o seu aparelho usa sistema Android, clique aqui.

Se o seu aparelho usa sistema IOs (apple), clique aqui.