OAB cria Comissão de Compliance e Governança Corporativa

08/06/2017

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte conta a partir de agora com uma nova comissão temática. A portaria que cria a Comissão Especial de Compliance e Governança Corporativa foi assinada na tarde desta quinta-feira (8), na sede da seccional potiguar, pela advogada Liliana Bastos Pereira Santo de Azevedo Rodrigues, presidente da Comissão, juntamente com o advogado Bruno Saldanha, vice-presidente. Na ocasião, eles receberam o documento das mãos do presidente da OAB no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho.

A Comissão terá como objetivo atuar no fortalecimento e disseminação da importância do compliance no Estado. “Apesar de ainda pouco adotado pelas empresas, o compliance tem se apresentado cada vez necessário e por isso é preciso difundir os conceitos no âmbito da advocacia”, Liliana.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.

Compõem também a Comissão os advogados Adolfo Franco Delgado (secretário) e Filipe Azevedo Rodrigues (membro consultor); e a advogada Thamara Valadares Pardo (membro).