Mobilidade sustentável é tema de debate na OAB/RN

21/05/2022
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Direito Ambiental, presidida por Marise Duarte, realizou um debate na noite desta terça (17), na sede da Seccional Potiguar, sobre mobilidade sustentável com Lincoln Paiva, Presidente do Green Mobility (consultoria especializada no desenvolvimento de mecanismos para melhorar a mobilidade sustentável de empresas e governos).

Na abertura, o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, ressaltou que a capital potiguar tem enfrentado problemas quando o tema é mobilidade urbana. “Temos vivenciado um aumento da frota de veículos, o que deixa o trânsito caótico e demorado para quem precisa se locomover de um ponto a outra da cidade, bem como o aumento da tarifa dos transportes públicos, que tem perdido cada vez mais qualidade. Mas não podemos esquecer que a Copa do Mundo de 2014 está chegando e que são necessárias mudanças eficazes para que o caos não se instale, não só na locomoção das pessoas, mas também na mobilidade de uma forma mais ampla, já que o tema não se limita ao “ir e vir” da população”, disse.

Durante a palestra Lincoln relatou experiências de várias cidades como Medellin, Bucaramanga e Bogotá na Colômbia; Guangzhou na China, entre outras. “Vi que a coisa funciona porque os governantes trazem para perto de casa os princípios básicos como: educação, saúde, lazer e segurança, para que um sistema de mobilidade funcione.”

Depois da palestra foi aberto debate com participação de representantes da Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo principal foi provocar uma reflexão sobre os modelos mais sustentáveis e discutir metodologias para acompanhamento e monitoramento de indicadores da mobilidade.

Participaram do evento, entre outros, advogados, planejadores, legisladores, empresários, representantes da sociedade civil, professores universitários, estudantes e ciclistas.