Mensagem alusiva ao Dia do Advogado Trabalhista

20/06/2016

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho,  e a presidente da Comissão de Advogados Trabalhistas, Mônica Feitosa, parabenizam os profissionais da advovcia pela passagem do Dia do Advogado Trabalhista. Confira a mensagem da OAB/RN:

                     Por Mônica Feitosa ( Presidente da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB/RN)

Diz-se, corriqueiramente, que a advocacia é um sacerdócio, pois exige daquele que a exerce entrega total, destemor ímpar e amor incondicional à profissão. O que falar, então, de quem pratica a advocacia trabalhista, esta vereda penosa e, ainda, assim, por muitos relegada a uma espécie de segunda divisão do mundo jurídico?

É, caros colegas, não é fácil a vida de advogado trabalhista: a busca por clientes; as inúmeras audiências realizadas (nem sempre das mais agradáveis); as horas e horas no escritório, por vezes ali mesmo almoçando, em frente ao computador, olhos vidrados, pesquisando e preparando incontáveis peças e memoriais; os telefonemas dos clientes nos momentos mais impróprios; a peregrinação pelas secretarias das varas; a peleja diária para garantir o direito dos seus constituintes e, o pior, para assegurar o pagamento dos suados honorários!

Os senhores bem sabem do que estou falando, mas, mesmo assim, não esmorecem. E não esmorecem porque compreendem bem o que, acima de tudo, é a advocacia trabalhista: é a luta diuturna pelos direitos daqueles que, talvez, sejam os cidadãos mais fragilizados que recorrem ao Judiciário; que estão ao desamparo, sem perspectivas de obter o ganha-pão; que se encontram desesperançados e vivendo a angústia de não saber o que lhes espera amanhã; que, pequeninos, enxergam nos senhores a única boia de salvação, o super-herói que poderá lhes obter a tão aguardada Justiça, restituindo-lhes o pouco que lhes foi indevidamente negado, além, é claro, do seu amor próprio.

O advogado trabalhista é, muito mais do que um profissional do Direito, um amigo, um confidente, um psicólogo, pois, sem dúvida, é aquele que, dentre as carreiras da advocacia, tem o contato mais íntimo com o cliente. E isso cobra um preço, e alto: são as horas longe da família e dos amigos; é o desgaste emocional sofrido; é o estresse diário, refletido em horas insones e mesmo, infelizmente, em problemas de saúde que exigem uma atenção especial. Pode haver fartura na advocacia trabalhista, mas o que há, com certeza, são muitas dificuldades. Mas apesar destas, o advogado trabalhista segue em frente, e faz isso porque tem plena consciência da importância do seu mister para o aperfeiçoamento da democracia, sendo ele um garante do princípio constitucional da valorização social do trabalho.

Mais do que isso, o advogado trabalhista segue em frente porque almeja a felicidade, pessoal e profissional, e não apenas a sua, mas sobretudo a do seu cliente, pois não há dúvida de que a advocacia é um instrumento de felicidade, uma vez que permite àquele que perdeu ou está em vias de perder algo tão caro recuperá-lo ou evitar a ruína. É por tal motivo que, diante das dificuldades que se lhe aparecem, o advogado trabalhista sacode o pó do terno, ajusta a gravata e parte, altivo, em defesa dos interesses do seu cliente, quando necessário mostrando os dentes qual um rottweiller, enfrentando com honradez o adversário e, por vezes se impondo frente a magistrados que, lamentavelmente, se esquecem que a advocacia é função essencial à Justiça.

Assim é, estimados colegas, que lhes lembrando da dignidade e da importância da nossa profissão, felicito-vos pela passagem do Dia do Advogado Trabalhista, suplicando-lhes que não abdiquem de sua missão quando estiverem diante de algum obstáculo que julguem intransponível, mas que, com o espírito aqui retratado, o superem, orgulhosos e felizes.

Parabéns a todos!

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar