Meio Ambiente: comissão divulga resultados de pesquisa e planeja novas ações

08/09/2014

A Comissão de Meio Ambiente da Seccional Potiguar, presidida por Marise Costa, divulga os resultados de pesquisa desenvolvida por meio das redes sociais, em comemoração à semana do Meio Ambiente neste ano de 2014, a fim de obter a real percepção da sociedade quanto aos problemas ambientais do Estado e dos seus municípios. A partir do resultado, vai ser elaborado o Diagnóstico da Percepção do Meio Ambiente pela Sociedade Potiguar, o qual ficará como legado e orientação para a OAB/RN e outros atores, subsidiando futuros trabalhos e ações.

Conforme a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Marise Costa, a pesquisa foi muito positiva. “Podemos destacar a expressiva participação de ambos os gêneros (tendo as mulheres uma pequena maioria), de várias faixas etárias (sendo a maioria de participantes de 21 a 35 anos), níveis de escolaridade (com predominância do superior e pós-graduação completa) e profissão. Destaca-se que, embora a maioria dos participantes tenha sido advogados e advogadas, tivemos também a presença de estudantes e profissionais das mais diversas áreas”.

Para Marise, é interessante ainda registrar que os moradores de Natal constituíram a grande maioria dos participantes, embora tenha se verificado a pequena presença de outros municípios do RN (com maior foco para Parnamirim). “Os principais problemas ambientais eleitos pelos participantes foram a falta de transporte público de qualidade, o excesso de carros na rua e a falta de ciclovias na cidade; o que revela a percepção dos participantes quanto ao fato da mobilidade se constituir uma importante questão ambiental urbana; o que para nós pode ser considerada uma (boa) surpresa da Pesquisa. A esses problemas se seguiu, porém em um número bem menos expressivo, a falta de saneamento. Com relação ao que os participantes consideraram importante para se ter qualidade de vida, mais uma vez apareceu, na grande maioria das respostas, um elemento da mobilidade: o transporte público de qualidade; seguido da segurança urbana, acesso ao lazer, praias limpas e acessíveis, redução da produção de lixo, saneamento básico e facilidade de deslocamento a pé. Perguntados sobre o que eles poderiam fazer, já fizeram ou estariam fazendo para melhorar a cidade, a maioria dos participantes elegeu as ações de colaborar na educação e conscientização do grupo social e familiar, de não desperdiçar energia, água e de utilizar transporte público e bicicleta”.

Veja o resultado da pesquisa AQUI.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar