Maria Lúcia Maciel é homenageada em solenidade de entrega de carteiras da OAB

01/04/2014

A ex-presidente da OAB/RN (1982) e procuradora de Justiça aposentada, Maria Lúcia Maciel Gomes Neto, foi homenageada, nesta terça-feira (1), durante solenidade de entrega de carteiras da OAB.

Com mais de 30 anos de atuação na seara jurídica, entre Ministério Público e Advocacia, Maria Lúcia Maciel deu as boas-vindas aos novos advogados.

Ela presidiu a OAB/RN no ano de 1982. Na época era a primeira secretária da Diretoria. Com o afastamento do presidente da Ordem, Roberto Furtado, e do vice-presidente, Gileno Guanabara, Maria Lúcia assumiu a Presidência da OAB.

Na entrevista a seguir, Maria Lúcia Maciel fala da profissão e da importância da OAB em sua vida.

OAB/RN – Quando decidiu entrar na Advocacia?

MLM – Quando terminei o curso de Direito já era casada e meu marido, que é advogado, já advogava havia muito tempo. Sempre estive no meio jurídico, pois meu sogro também era advogado [um filho, uma nora e uma neta também são advogados]. Concomitantemente com minhas funções de promotora de Justiça, eventualmente advogava. Sempre tive muita admiração pela advocacia. Era algo que fazia completamente diferente do meu trabalho de promotora de Justiça. Na época era possível ser promotora e advogar, tinha apenas alguns impedimentos como, por exemplo, não advogar nas causas em que o Estado era parte. Essa permissão foi até 1988. Com o advento da Constituição Federal de 1988, veio a vedação e, então, optei pelo Ministério Público, para onde tinha feito concurso.

OAB/RN – O que significa a OAB em sua vida?

MLM – O tempo que passei na OAB, como conselheira e presidente, acrescentou muito na minha formação jurídica. Tive a oportunidade de conviver com advogados de renome, pessoas muito cultas, como Roberto Furtado,  Gileno Guanabara, Carlos Gomes e Mário Moacir Porto. Foi um enriquecimento muito grande. A OAB foi importantíssima.

OAB/RN - Qual mensagem a senhora deixa para os novos advogados?

MLM – Que eles estejam preparados para uma grande batalha. É preciso muita disposição e respeito aos colegas. Que eles tenham ética e paciência.