Marcos Guerra é homenageado em solenidade de entrega de carteiras da OAB

07/04/2014

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Marcos Guerra foi homenageado em 1º de abril, durante solenidade de entrega de carteiras da OAB. “Há 50 anos vivíamos o impacto da Ditadura Militar. Marcos sofreu a irresponsabilidade do Golpe de 64”, destacou o presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, a convidar o vice-presidente para saudar os novos advogados.

Estudante de Direito da UFRN, Guerra dirigiu, de 1962 até sua prisão pelos militares, o Programa Nacional de Alfabetização consagrando o “Sistema Paulo Freire para alfabetização em tempo rápido”. Motivo da prisão: querer educar as pessoas para tornar o cidadão inteligente e saber separar o certo do errado. “Ao entrar na Faculdade de Direito pretendia exercer a Advocacia com meu pai, Otto de Brito Guerra, seguindo tradição na família há algumas gerações. O golpe impediu por longos anos esta atividade, que não pude exercer no exílio, nem num primeiro período da volta ao Brasil, por ocupar funções que geravam impedimentos. Como exilado, a maioria dos contratos de trabalho foi de curta duração, e numa gama bem diversificada, em função das oportunidades de um mercado de trabalho altamente competitivo.  Assim obriguei-me a estudar outras áreas nas quais a competição com europeus e depois de nível internacional exigia atualização e diversidade”, relembrou.

Em 1979, voltou para o Brasil para exercer a advocacia, mas foi exilado. Em 1986, voltou novamente, mas com ajuda das Nações Unidas para trabalhar em Brasília.

“Marcos relatou o lado de coragem do advogado, mas sabemos aqui a violência daquela época”, mencionou Sérgio Freire.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alex Gurgel, fez a entrega da ficha de inscrição de Marcos Guerra na OAB em forma de homenagem. “Não podemos entregar o requerimento como fazemos com todos os homenageados porque o arquivo de Guerra foi retirado da Ordem na época da Ditadura”.

Agradecido, Guerra ressaltou para os jovens profissionais que busquem sempre a justiça e a igualdade.

Novos advogados:

ANDERSON JORGE DIAS CORDEIRO