Lula apoia reforma política em celebração dos 25 anos da Constituição

21/05/2022

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um dos homenageados pelo Conselho Federal da OAB nesta terça-feira (1), durante a celebração dos 25 anos da promulgação da Constituição, manifestou seu apoio ao projeto “Eleições Limpas”.

Lula defendeu a reforma política: “Uma reforma política é necessária para aprofundarmos a democracia”.

Sobre a Constituição, o ex-presidente da República destacou que “os partidos e os movimentos exerceram a atividade política até o limite de suas possibilidades. Todas as lideranças representativas, sem exceção, estiveram envolvidas no processo”, afirmou lembrando que a Assembleia Nacional Constituinte foi um momento histórico “que transcorreu sob o primado da política, em seu mais nobre sentido”.

“Ao longo dos oito anos em que fui presidente do Brasil, minha tarefa cotidiana foi transformar em ações concretas os direitos nela estabelecidos”, destacou Lula.

DOCUMENTO HISTÓRICO

“No dia da instalação da Constituinte, entreguei ao Ulysses Guimarães um projeto de Constituição, elaborado pelo Fábio Konder Comparato, e um projeto de regulamento interno da Câmara. Tínhamos 16 deputados, mas éramos desaforados como se tivéssemos 500. O PMDB, que tinha a maioria dos parlamentares, dos governadores e tinha o presidente da República, não tinha um regimento pronto. Se o nosso fosse aprovado, o país seria certamente ingovernável. Éramos muito duros na queda e muito exigentes”, afirmou Lula.

O ex-presidente presenteou a OAB com uma cópia da Constituição elaborada pelo partido.

por Conselho Federal da OAB