Luiz Marinho é homenageado durante solenidade de entrega de carteira da OAB

09/05/2014

O advogado público Luiz Antônio Marinho foi homenageado por sua atuação na advocacia durante a solenidade de entrega de carteiras da OAB, realizada ontem (08), na Seccional Potiguar.

Com mais de 25 anos de militância na advocacia, Luiz Marinho deu as boas-vindas aos novos advogados. Na entrevista a seguir, fala da profissão, importância da OAB e de sua atuação na Procuradoria Geral do Estado – PGE.

Meu primeiro vestibular foi para Jornalismo. Com um ano de curso percebi que não era o que queria. Fiz reopção e em 1983 iniciei o curso de Direito. Ao terminar, atuei na advocacia privada em sindicatos e hotelaria, fiquei dez anos na advocacia trabalhista. Em 1994, fiz concurso para Procurador do Estado. Dentro da Procuradoria Geral do Estado já exerci todas as funções desde chefia de setor a Procurador Geral. Atualmente estou como Corregedor, eleito pela categoria.

Momentos marcantes

Na advocacia trabalhista, nunca esqueci a minha primeira audiência, fiquei com as mãos geladas. Na advocacia pública, outro momento marcante foi também durante uma audiência, na época se tratava da rescisão de contratos do pessoal que não era estável, que entrou depois da Constituição 88. Uma das pessoas veio falar comigo e me questionou o porquê dele ter sido demitido. Conversei, dei uma aula do que realmente ocorreu e expliquei que não foi nada de propósito. Enfim, a advocacia é uma profissão bonita, às vezes muito espinhosa, mas foi nessa profissão que me encontrei.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil tem uma importância gigantesca no contexto histórico do país.  Posso citar a influência na sociedade democrática e no papel que exerceu durante o regime militar, e resistência nas lutas, no movimento das diretas.  Sempre puxou os movimentos em prol da sociedade, bem como tem papel importante na defesa das prerrogativas dos advogados para que o cliente seja bem atendido, pois para se falar pelo outro é necessário ter prerrogativas garantidas.

Mensagem

Estudem sempre, dediquem-se quando pegarem um caso complicado, não tenham receio de debater nas audiências com juiz e promotor em defesa da tese  e não desanimem. Alguém já disse: quanto mais se trabalha, mais se tem sucesso.

Também participaram da solenidade o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, o vice-presidente Marcos Guerra, o tesoureiro Thiago Simonetti, a conselheira Andreia Sena, o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alex Gurgel, e o advogado membro da comissão Diogo Randiere.