Lamachia e Cármen Lúcia tratam sobre fortalecimento de instituições democráticas

07/12/2016

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, reuniu-se nesta terça-feira (6), com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, para tratar de meios para a superação da crise institucional enfrentada neste momento pelo País.

“Precisamos encontrar novos mecanismos para fortalecer o Estado Democrático de Direito, a democracia e as instituições”, afirmou Lamachia, após externar sua preocupação com a gravidade do quadro atual vivenciado pelo Brasil.

O presidente destacou ainda que é fundamental uma ampla reflexão das instituições brasileiras para que não haja o risco de uma intensificação ainda maior da crise, o que prejudicaria ainda mais a população.

Ainda na terça-feira (6), a OAB clamou por diálogo entre as instituições através de nota.  Confira abaixo a nota emitida pelo Conselho Federal da OAB.

Nota:

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil manifesta preocupação com os recentes acontecimentos que agravam a crise política do país e conclama os Três Poderes da República e as principais instituições da sociedade civil a estabelecerem um amplo diálogo nacional, com serenidade e responsabilidade.

A necessidade de constante aperfeiçoamento da democracia exige a preservação da confiança da população nas instituições e no legítimo, independente e harmônico funcionamento dos Poderes.

O debate sobre as mudanças legislativas que todo o Brasil acompanha deve ser efetivado sem radicalização das entidades envolvidas.

A Ordem dos Advogados do Brasil convida as principais autoridades do país a refletirem sobre os riscos da intensificação da crise, que prejudica seriamente a população brasileira.

Conselho Federal da OAB