Klebet Carvalho faz a palestra de abertura do XI Curso de Iniciação à Advocacia

21/05/2022
Cerca de 150 novos advogados participaram do primeiro dia do XI Curso de Iniciação à Advocacia, promovido pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, da OAB/RN. A palestra de abertura foi realizada pelo advogado Klebet Carvalho, que substituiu o advogado Luis Marcelo Cavalcanti, que por motivos pessoas, não pôde comparecer ao evento.

O presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, deu as boas vindas aos participantes e fez o convite para que fizessem parte da OAB/RN. “Vocês serão sempre muito bem vindos a nossa seccional. Hoje a Ordem conta com 38 comissões e uma centena de advogados nos ajudando nessa tarefa de conduzi-las. Sintam-se convidados a fazer parte das nossas comissões. As portas da OAB estão abertas”.

Em seguida Freire passou a palavra para a presidente da Comissão de Apoio ao advogado iniciante, Mariana Souza, que explicou como seriam as palestras. “Este curso serve como uma introdução para quem está começando agora na advocacia. Preparamos tudo com muito carinho para atender as necessidades de vocês. Contem com a gente para tirar todas as dúvidas que tiverem a respeito da profissão”.

A palestra de abertura foi proferida por Klebet Carvalho, que falou sobre a Admissibilidade de Recurso Especial e Extraordinário ao STJ e STF. Carvalho explicou que a legislação determina que haja o preenchimento de alguns requisitos para que esses recursos sejam aceitos no Tribunal de Justiça e encaminhados ao STJ e ao STF. “O objetivo maior deste curso hoje é fazer com que vocês, advogados em início de carreira, tenham conhecimento desses pressupostos e possam, quando fizerem o recurso, atender aos requisitos exigidos pelo Tribunal de Justiça”. Segundo Klebet, quase 90% desses recursos não são remetidos de imediato. “Daí a preocupação da OAB/RN em levar o conhecimento ao advogado iniciante, para que ele possa adequar os seus recursos a normatização, para que o seu cliente tenha o seu recurso atendido pela legislação”.

Segundo a advogada Gabriella Leal Silva, que participou curso, esta “é uma excelente iniciativa, pois como não costumamos a ver a prática na faculdade, é uma forma de poder estar mais próximos da Ordem e de praticar a advocacia”, disse.

Participaram também da abertura do Curso de Iniciação á Advocacia o conselheiro federal Kaleb Freire e o secretário-adjunto, Alex Gurgel.

HINO DO RIO GRANDE DO NORTE
A Seccional Potiguar iniciou uma campanha para que em todas as solenidades do Estado, principalmente as que tiveram a participação da Ordem, seja tocado o Hino do Rio Grande do Norte.

Confira a programação completa do Curso de Iniciação:

DIA - 12/08 (segunda-feira)
19h00 - Solenidade de abertura
19h30 - Noções imprescindíveis para sala de audiência e sustentação oral - Luis Marcelo Cavalcanti (Advogado)

DIA - 13/08 (terça-feira)
19h00 - Informatização e o PJe - Hallrison Dantas (Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/RN)
20h30 - Prática da advocacia civil e empresarial - Carlos Kelsen (Advogado)

DIA - 14/08 (quarta-feira)
19h00 - Ética na advocacia e marketing profissional - Filipe Maux (Conselheiro da OAB/RN)
20h30 - Prática da advocacia trabalhista - Marcelo Barros Dantas (Advogado)

DIA - 15/08 (quinta-feira)
19h00 - Honorários advocatícios - Kaleb Freire (Conselheiro Federal da OAB)