Juliano Siqueira e Zé Rodrigues participam do II Ato do Ciclo Verdade e Memória

21/05/2022

“Voltamos a coletar os depoimentos das experiências vivenciadas no período de repressão”, disse o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, na abertura do II Ato do Ciclo Verdade e Memória, realizado ontem (14) na sede da Seccional Potiguar, e que teve a participação de dois ex-presos políticos: Juliano Siqueira e Zé Rodrigues.

No início da tarde, Juliano Siqueira relatou como entrou no curso de Direito e Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, das perseguições que sofreu, participação na luta contra a ocupação do DCE, da formação de um Comando de Caça aos Comunistas na Faculdade de Direito, apontando nomes de estudantes e militares infiltrados na Universidade. “Hoje estou com 63 anos e me sinto jovem.  Com 10 anos ganhei de papai o Manifesto Comunista. Da época da ditadura trago marcas no corpo das torturas que passei. Fui condenado há 18 anos. Naquela época, Varela Barca, Mércia Albuquerque e Roberto Furtado foram os advogados que ajudaram aos presos políticos no Estado”, ressaltou.

Já no começo da noite, o relato foi de Zé Rodrigues que, devido ao movimento sindical, foi preso, exilado e anistiado. “Nasci no Vale do Açu. Participei da Juventude Agrária Católica – JAC em 1959, sendo meu primeiro contato com a história do sindicalismo político, mas falar  de sindicato naquela época era coisa de comunista”, relembrou.

Para o presidente da Comissão da Verdade e Memória da OAB/RN,  Djamiro Acipreste, os relatos são de grande importância. “É necessário conhecer o passado, discutir o que aconteceu e fazer uma limpeza para que uma nova cicatriz não inflame”.

A próxima edição do ciclo será no dia 27 de junho, na sede da OAB/RN, e terá a participação de Antônio Capistrano às 14h, bem como de Meri Medeiros às 18h.