José Estrela: “O que baseia nossa profissão é a ética”

20/12/2013

O advogado José Estrela foi homenageado nesta quinta-feira (19) pela Seccional Potiguar, durante a entrega de carteira aos novos advogados. Na oportunidade, ele recebeu das mãos do secretário-geral da Seccional Potiguar, Alexander Gurgel, o primeiro requerimento dele na OAB/RN.

Filho de Antônio Estrela Dantas e Terezinha Lopes Martins, José Estrela nasceu em 1953, no município de Souza, na Paraíba, e se formou em 1978 na Universidade Federal de Pernambuco.

Na entrevista a seguir, Estrela fala de quando decidiu se tornar advogado.

OAB/RN – Quando o senhor decidiu que queria ser advogado?

JE – Ainda no segundo grau sempre fui preocupado com as questões sociais e me identificava com política. Percebi que através do Direito eu poderia atuar nessas áreas, priorizando sempre a justiça.

OAB/RN - Oque a Ordem dos Advogados do Brasil significa para o senhor?

JE - A Ordem, como o próprio nome já diz, significa a ordem do advogado, pois é ela quem disciplina, orienta, quem defende e quem pune o advogado. Isso é muito importante para a advocacia. De todas as entidades, vejo a OAB como a mais atuante, principalmente na questão do exercício profissional e no zelo que todos devemos ter com a ética.

OAB/RN - O que o senhor diria aos advogados que estão ingressando agora na Ordem?

JE - O que baseia nossa profissão é a ética. Ela é feita para nossa proteção. Sem ética jamais faremos sucesso no exercício da profissão.