Inscrições abertas para o Encontro Nacional de Direito Médico que acontece em setembro

21/05/2022

Nos dias 12 e 13 de setembro será realizado em Natal o 1º Encontro Nacional de Direito Médico. O encontro conta com apoio OAB/RN e reunirá palestrantes como os presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto d'Avila, e do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Miguel Kfouri, além da maior autoridade em medicina legal da América Latina, Genival Veloso. Serão abordados temas como responsabilidade médico-hospitalar, judicialização da saúde, Mais Médicos, Lei do Ato Médico e contratação pelo serviço público.

1º Encontro Nacional de Direito Médico
Data: 12 e 13 de setembro de 2013
Local: Ocean Palace Hotel – Via Costeira
Carga horária: 20h
Inscrições: www.direitoeprocesso.com.br
Informações: contato@atualeventos.com

12 DE SETEMBRO (5ª feira)
19h00 Sessão Solene de Abertura
19h30 Conferências de abertura:
Medidas preventivas quanto às demandas judiciais em face do erro médico.
*Raul Canal (presidente do Instituto Brasileiro de Direito Médico e Bio-Direito – IBDM/ autor de “O exercício da medicina e suas implicações legais”/advogado em SP, RJ, DF e GO)
20h30 1º Painel: Erro médico: conceito, ética e prerrogativas.
*Armando Otávio Vilar (corregedor do CRM-RN/Ex-juiz de direito/presidente da Comissão de Direito Médico do CRM-RN/professor universitário)
*Jeancarlo Fernandes (presidente do CRM-RN/doutor e mestre em Ciências da Saúde pela Univ. de Brasília-UnB)

13 DE SETEMBRO (6ª feira)
14h30 2ª Conferência: Responsabilidade civil médico-hospitalar e dos planos de saúde.
*Miguel Kfoury (desembargador do TJPR e professor da Unicuritiba/mestre pela Univ. Católica do PR e Doutor pela PUC-SP/autor das obras jurídicas: “Responsabilidade Civil do Médico”, “Culpa Médica e Ônus da Prova” e “Responsabilidade Civil dos Hospitais”)
15h30 2º Painel: Novas alternativas contratuais para a admissão de profissionais da saúde pelo serviço público: cooperativas, organizações sociais, etc..
*José Marcelo Costa (mestre em direito do estado pela PUC-SP/consultor-geral do Estado do RN)
*Luis Roberto Fonseca (secretário de saúde do Estado do RN)
*Luciano Ramos (mestre em direito do estado pela PUC-SP/Procurador-Chefe do MP de Contas do Estado do RN)
16h30 3ª Conferência: Lei do Ato médico e Programa ‘Mais médicos’: avanço ou retrocesso?
*Roberto Luis d’Avila (presidente do Conselho Federal de Medicina)
17h30 Intervalo
19h00 4ª Conferência: Relação de trabalho entre profissionais da saúde e clínicas/hospitais: vínculo de emprego?
*Bento Herculano Duarte (juiz do trabalho/professor associado da UFRN/doutor e mestre em direito das relações sociais pela PUC-SP/titular da cadeira n. 13 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho/prof. honorário da Univ. de Ica-Peru)
19h45 3º Painel: Judicialização da saúde (em face do Estado e dos planos de saúde).
*Miguel Josino (procurador-geral do Estado do RN/mestre e doutorando em direito pela Univ. do País Basco-Espanha)
*Virgílio Macedo (desembargador do TJRN/ex-juiz da Vara da Fazenda Pública/mestre em direito pela UFPE/prof. da UFRN)
*Iara Pinheiro (Promotora de Justiça/chefe da Promotoria da Saúde do MPE/RN)
21h00 Conferência de encerramento: A quantificação do dano corporal nas ações de indenização: perícia técnica-científica.
*Genival Veloso de França (médico e bacharel em direito/prof. titular de medicina legal nos cursos de medicina e direito da UFPB/prof. titular da UEPB/prof. convidado do Instituto de Medicina Legal de Coimbra/autor dos livros “Medicina Legal”, “Direito Médico” e “Comentários ao Código de Ética Médica”)