Iniciadas as obras para construção da nova sede da OAB/RN

19/02/2014

"Estamos realizando um sonho”, disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, ao assinar juntamente com o presidente da Comissão de Obras e Patrimônio, Kaleb Freire, a Ordem de Serviço para dar início às obras da construção da nova sede da Seccional Potiguar. O documento também foi assinado pela ECCL- Empreendimentos e Construção Civil Ltda, representada pelo engenheiro Sérgio Torres.

“Finalmente estamos dando o pontapé inicial. A obra demorou seis meses para começar pois estávamos providenciando todas as licenças ambientais, como a compensação para poder retirar as árvores do terreno e replantá-las, em uma quantidade cinco vezes maior, em um local da cidade determinado pela prefeitura. Agora podemos dizer que esse sonho de 20 anos será concretizado”, disse Freire aos conselheiros e diretores presentes.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN), Paulo Coutinho, a sede atual não comporta mais as ações da OAB. “Não é uma questão de estar em uma casa nova. A construção de uma nova sede é uma necessidade dos advogados do RN. Para que a OAB possa melhor atender, é preciso que exista um espaço adequado, com tecnologia para atender as novas demandas jurídicas. É por isso que há seis anos estamos lutando incessantemente para entregar a nova sede da Seccional Potiguar”.

O novo prédio da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte, que tem valor previsto de R$8.710.000,00, será construído em -Candelária (vizinho ao antigo SINE), com 3.600m2 em região privilegiada, perto da chamada “Cidade Judiciária”. Terá auditório para 500 pessoas, salas modernas para as comissões temáticas, Tribunal de Ética e Disciplina - TED, Escola Superior de Advocacia - ESA, Caixa de Assistência dos Advogados – CAARN e Assistência Jurídica, obedecendo aos critérios da estrutura administrativa com acessibilidade.

Quanto ao prédio atual, diante de sua importância Histórica, será destinado à instalação do Museu da OAB/RN e do Memorial dos Advogados.

Estiveram presentes os tesoureiros da OAB/RN e da CAARN, Thiago Simonetti e Carlos Alberto Marques; o conselheiro federal, Lúcio Teixeira; os conselheiros seccionais, Marcos Vinício Oliveira, Alexander Gurgel e Marcos Vinícius Costa; e o chefe de gabinete, Robson Saldanha.