Inclusão: colaboradora da OAB/RN é exemplo de superação

21/03/2019

Escola, trabalho, teatro, namoro, passeios, viagens, momentos junto à família e amigos. A rotina comum a vários jovens também faz parte do dia a dia da Manuela Dantas, de 22 anos. Recém-contratada pela OAB/RN, Manuela já é considerada uma colaboradora exemplar. Ela atua na recepção da Ordem e realiza atividades operacionais, como atendimento telefônico, entrega de documentos e correspondências entre os setores da instituição, dentre outros serviços.

Manu, como é carinhosamente chamada pelos novos parceiros de trabalho, tem Síndrome de Down e é sinônimo de profissionalismo, simpatia, cordialidade e, ainda, possui a sabedoria de quem desde cedo teve o apoio incondicional da família para conseguir conquistar seus objetivos de vida.

Filha única do casal Maria do Socorro Dantas Vale e Eduardo Gilson da Costa Freire, Manuela nasceu em Natal, morou alguns anos em São Paulo, onde estudou e fez terapias aplicadas ao seu desenvolvimento. Voltou a morar em Natal, estudou em colégios tradicionais e aqui na cidade vem construindo uma linda história. Trabalhou anteriormente em uma loja farmacêutica e através da parceria entre a OAB/RN e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) iniciou suas atividades na Ordem.

“Falar da OAB é falar de um sonho. Estou adorando trabalhar aqui. Todos que fazem a OAB estão de parabéns. Aqui é mais que uma inclusão, pois me mostrou a certeza que a gente pode trabalhar e desempenhar qualquer papel. Quando eu falo que estou trabalhando na OAB é um orgulho muito grande para minha família e amigos”, comemorou. Para receber a nova colaboradora, toda a equipe participou de uma capacitação promovida pela Apabb e voltada para a importância da inclusão de pessoas com Síndrome de Down.

ESTUDOS E LAZER
Manuela cursa o terceiro ano do Ensino Médio e pretende fazer o Enem no próximo ano. Para ela, a programação das suas atividades é primordial para um bom desempenho dos seus afazeres diários.  “Quero concluir o pré, que está bem perto, depois continuarei trabalhando e estudando para o Enem. Também me dedico ao teatro e estou ensaiando uma peça bíblica. Meu personagem será Maria, a mãe de Jesus. É mais um sonho que estou realizando”, disse.

Um dos principais hobbies de Manuela é viajar. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, João Pessoa, Mossoró, Caicó, entre outras cidades, sua viagem inesquecível foi para os Estados Unidos, em 2013. “Gosto muito de viajar. Lembro de tanta coisa boa em São Paulo. Escola, idas ao cinema, shopping, reunião com minha família. Mas realizei um grande sonho indo a Disney. Voltei a ser criança”, revelou.

Católica praticante, gosta de frequentar a missa aos domingos e encontra na fé em Deus, a ajuda necessária nos momentos difíceis. “Acredito muito em Deus, que sempre me ajudou. Já passei por uma cirurgia de apêndice e Ele me deu forças, como me dá em todos os momentos. Tudo que acontece em minha vida, seja algo bom ou até ruim, sinto a presença dele”, disse.

PRECONCEITO
Manu ainda revelou que já sentiu preconceito em uma das escolas que estudou em Natal. Mas não por parte dos alunos, mas de um professor. Ela explica que se sentia mais cobrada do que os outros  colegas em relação às atividades de sala e esta cobrança era na frente dos outros colegas.

E para lidar com situações consideradas mais difíceis, Manuela recebeu da sua mãe uma grande lição, sempre colocada em prática quando é olhada de uma maneira diferente. “O preconceito não devia existir. Temos que nos valorizar e cada um deve mostrar o que é. Aprendi com minha mãe a não me intimidar se alguém olhar para mim de uma forma estranha. Olho, respondo com um sorriso e mando até um beijinho”.