III Seminário Potiguar de Direito das Famílias e das Sucessões será sexta-feira

30/10/2018

Na próxima sexta-feira (9), a OAB/RN receberá o III Seminário Potiguar de Direito das Famílias e das Sucessões, iniciativa conjunta da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/RN e do Instituto Brasileiro de Direito de Família no Rio Grande do Norte (IBDFAM/RN).

A edição deste ano traz como tema central “30 ANOS DE AVANÇOS E DESAFIOS”, apresentando o caminho percorrido pelo Direito das Famílias e das Sucessões após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões, André Franco, o Direito das Famílias e das Sucessões cada vez mais exige estudo especializado e aprofundado, e é com esse propósito que o evento se apresenta, contando com palestrantes nacionais renomados, autores de reconhecidas obras jurídicas e professores da área com experiência docente e prática.

Dentre os palestrantes, presença confirmada de Conrado Paulino da Rosa, advogado especializado em Direito de Família e Sucessões, pós-doutorando em Direito - Universidade Federal de Santa Catarina, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM/RS e autor do livro “Guarda compartilhada coativa: a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”. Ele irá debater a aplicação da guarda compartilhada em casos de litígio, a partir da lei 13.058/2014, que alterou o Código Civil e tornou a guarda compartilhada regra no país, mesmo se não houver acordo entre os pais.

Outro nome de destaque é Diana Poppe, advogada de família e integrante da equipe que ganhou a décima edição do prêmio Innovare, em 2013, com o tema Práticas Colaborativas em Direito de Família. Ela irá palestrar sobre a importante função social do advogado de família como agente de pacificação social. O evento ainda terá a presença da advogada colaborativa e Mediadora de Conflitos Olívia Fürst, fundadora e diretora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC. As práticas colaborativas têm como princípio uma atuação extrajudicial e multidisciplinar na busca pela solução de conflitos. Inscrições e outras informações aqui

CREDENCIAMENTO - 08h00

ABERTURA (08h30)

Diana Poppe (RJ) - “A responsabilidade do profissional de família na
construção de um bom divórcio.”

Olívia Furst (RJ) – “Práticas Colaborativas no Direito de Família e a
efetiva proteção à crianças e adolescentes”.

Marcos Ehrthardt Júnior (AL) - "Tutela da privacidade e os impactos da
tecnologia no direito de família e sucessões".

INTERVALO PARA ALMOÇO (12h00 às 14h00)

Rodrigo Toscano de Brito (PB) - “Pontos controvertidos do regime de
bens no casamento e na união estável”.

André Franco (RN) - "Avanços e desafios no direito de família e
sucessões à luz da jurisprudência do STJ".

Conrado Paulino da Rosa (RS) - “Guarda compartilhada coativa: a
efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”

ENCERRAMENTO