II Ação Solidária de Valorização à Pessoa Idosa será no dia 29 de setembro

26/09/2018

Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1 de outubro, a Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN promoverá no próximo sábado (29), a Segunda Ação Solidária de Valorização à Pessoa Idosa. O evento é aberto ao público e vai ser realizado no Parque das Dunas, entre 8h30 e 13h30h. A iniciativa contará com palestras, orientações de saúde, orientações jurídicas, atividades educativas, apresentações culturais e de lazer, além de dança e alongamento.

Além da Seccional Potiguar, diversas instituições e associações participarão do evento: Prefeitura do Natal, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária(VisaNatal), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), SESC/RN, UFRN, Pastoral da Pessoas Idosa da CNBB, Vereadora Eleika Bezerra, Conselho Municipal do Idoso (CMI). Comunidade Shalom, Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Instituto Pedro Cavalcanti, Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano, ONG Cepas, Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE) e Academia Carbofit.

Na oportunidade, também será apresentada a “Cartilha de Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa Respeito sim. Violência não” elaborada pela Comissão do Idoso da OAB/RN. De acordo com Romildo Martins, presidente da Comissão, o desrespeito ao idoso nos espaços sociais motivou a Seccional potiguar a criar a cartilha, que tem uma linguagem simples e de fácil acesso para que todos possam tirar as principais dúvidas.

Dentre os crimes mais comuns cometidos contra idosos estão a violência verbal e a apropriação indevida dos recursos financeiros. A orientação é procurar a delegacia mais próxima ou a Delegacia Especializada do Idoso, bem como a Promotoria do Idoso e os Conselhos Municipal e Estadual, que também recebem denúncias.

VIOLENTÔMETRO

Outra iniciativa da OAB/RN de combate à violência contra a pessoa idosa é o “Violentômetro”, que informa os tipos e níveis de violências cometidas contra a pessoa idosa. As ações do Violentômetro contemplam palestras, rodas de conversas e materiais de divulgação, como marcador de livros, banners, que são distribuídos em instituições; além de postagens nas redes sociais da OAB/RN e entidades apoiadoras da causa.

DATA COMEMORATIVA

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Idoso. A data marca o dia em que o Estatuto do Idoso (Lei N°10.741) entrou em vigor ampliando os direitos de pessoas com 60 anos ou mais e estabelecendo penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. O ano de 2018 ainda foi instituído como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos.