IBDFAM/RN: Palestra de Cristiano Chaves em parceria com a OAB/RN lota auditório

11/07/2014

Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Norte, em parceria com a OAB/RN e a Caixa de Assistência dos Advogados do RN, realizou no dia 11 de julho, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, palestra com Cristiano Chaves de Farias, presidente da Comissão Nacional de Promotores do IBDFAM. O tema abordado foi “A nova teoria dos precedentes judiciais aplicada no Direito de Família”.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: presidente do IBDFAM/RN, Suetônio Lira; vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra; presidente da CAARN, Paulo Coutinho; procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis; promotor e coordenador do Centro de Estudos em Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público, André Mauro; e o presidente da Comissão Nacional de Promotores do IBDFAM, Cristiano Chaves.

O vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, falou da importância social do Direito de Família. “A Ordem dos Advogados deseja sempre apoiar iniciativas como esta, que nos permitem avançar na questão do Direito, principalmente no que se refere à Família. A sociedade está se transformando e nós precisamos acompanhar essa evolução. Estamos diante de uma fase crucial para a sociedade, por isso a importância da qualificação e do apoio dos advogados e promotores àqueles que precisam. Felicito a oportunidade de estarmos todos aqui nos aprofundando nessa área do Direito”, disse Guerra.

Para o presidente da CAARN, parcerias como essa são fundamentais para o aperfeiçoamento jurídico dos profissionais do RN. “A CAARN tem procurado fortalecer as parcerias com instituições voltadas para o aperfeiçoamento jurídico, como é o caso do IBDFAM. Desta forma conseguiremos ampliar a capacitação dos profissionais. Nossa preocupação começa já com a formação dos estudantes de Direito, nas universidades, e segue nas especializações dos profissionais já formados. A sociedade só tem a ganhar com eventos como este. O IBDFAM está de parabéns e as nossas portas sempre estarão abertas para apoiar parcerias como esta”.

“Como o IBDFAM é uma instituição que fomenta o estudo do Direito das Famílias e das Sucessões, nada melhor do que esse fomento se dar com instituições como a OAB  e CAARN, que congrega os advogados. A Ordem é uma instituição que está na vanguarda da sociedade brasileira. Essa parceria é muito importante para nós e esperamos sempre contar com o apoio dessas duas instituições”, disse o presidente do IBDFAM/RN, Suetônio Lira.

Cristiano Chaves deu início à palestra falando da importância da atualização dos profissionais na área do Direito de Família. “No Direito de Família a velocidade da informação exige de todos nós constante atualização. Por isso não devemos nunca nos acomodar. O estudo sempre será o segredo dessa área”.

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre eles, advogados, defensores públicos, promotores, magistrados, servidores da Justiça, professores e estudantes de Direito.