Greve dos Bancários:OAB/RN consegue liberação de pagamento de alvará judicial

21/09/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, representada pelo vice-presidente  da Caixa de Assistência dos Advogados do RN, Rodrigo Menezes, participou, nesta quarta-feira (21), de reunião no Banco do Brasil para viabilizar o cumprimento dos alvarás judiciais, bem como liberação de valores depositados em contas judiciais durante a greve dos bancários.

Durante o encontro, que contou com a participação do gerente jurídico regional do BB, Ricardo Matos, do gerente de mercado, Rodrigo Firmino e do gerente Clenildo Souza,  ficou acordado que a agência do Banco do Brasil, localizada no Tribunal Regional do Trabalho do RN, passará a liberar 20 alvarás judiciais por dia e precatórios a partir desta sexta-feira (23). Todos com crédito em conta e sem liberação de numerários.

A OAB desde a semana passada atua junto aos bancos responsáveis por alvarás judiciais e ao próprio sindicato dos bancários, no sentido de obter na solução de consenso, que permitisse aos advogados jurisdicionados a regularização de pagamentos das referidas verbas.

A Caixa Econômica Federal já montou um sistema para atender à demanda e agora o Banco do Brasil aderiu à essa solução.

"A Ordem dos Advogados não passará à margem de um direto consagrado aos trabalhadores, que é o de buscar através da greve a melhoria de suas condições de trabalho, ao mesmo tempo em que buscará a melhor solução para os interesses da advocacia", ressalta o presidente da Seccional Potiguar, Paulo Coutinho.

Os honorários advocatícios têm natureza de verba alimentar e são imprescindíveis para subsistência do advogado e da sua família.