Filme Temple Grandin é a atração do Cine Debate CAARN nesta sexta (25)

24/04/2014

A Comissão de Direito a Saúde da OAB/RN, presidida por Elisângela Fernandes, e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte realizarão nesta sexta-feira (25), às 16h30, no auditório da CAARN, mais uma edição do Cine Debate, com a exibição do filme Temple Grandin. Conforme Elisângela, essa é uma ação da Comissão dentro da campanha de conscientização do autismo.

O Cine Debate CAARN é um encontro que acontece toda última sexta-feira do mês em que é exibido um filme e depois promovido um debate entre advogados e interessados, como forma de incentivar a discussão sobre o tema e cinema em geral.  É importante lembrar que os assentos são limitados. A pipoca e o refrigerante são por conta da casa.

O FILME

Baseado em uma história real, o longa conta a tragetória da heróina que dá nome ao título do filme. Temple Grandin é uma jovem autista que um dia é enviada pela mãe para ficar por um tempo morando com a tia na fazenda desta. Neste lugar, a personagem – um tanto arredia com as pessoas em sua volta, começa a observar o modo como os trabalhadores lidam com a criação do gado que existe na fazenda – desde a alimentação até o abate.

Num desses momentos que soam meio excêntricos – Grandin cria uma espécie de objeto – baseado numa engenhoca usada com o gado – apelidada de Máquina do Abraço. Como não gosta de ser tocada por ninguém – nem mesmo pela mãe – a personagem sente a necessidade de se sentir protegida nos momentos de angústia e medo. Dessa forma sempre que se sente acuada, ela recorre a Máquina do Abraço a fim de se acalmar.

Apesar das limitações do austismo , Temple Grandin possui uma inteligência incomun, tendo uma facilidade peculiar para lidar com áreas que envolvam aritimética e geometria.

Entrando para a faculdade de engenharia, a personagem não consegue estabelecer bons contatos com seus colegas, porém ganha amizade de uma garota cega – que se torna a única pessoa em que Grandin deposita alguma confiança. Lá também conhece um professor que acredita no grande potencial dela e a incentiva a investir em um curso voltado para a agropecuária.

Temple Grandin a princípio, pode ser considerado por alguns como apenas mais um filme de superação como tantos outros , entretanto seu roteiro caprichado , o quarteto de atores (Claire Danes, Julia Ormond, Catherine O’hara e David Strathairn) e a direção de Mick Jackson – o mesmo de O Guarda Costas, com a Whitney Houston – dissipa esta impressão.

Na edição de 2010 do Emmy – o Oscar da televisão americana – o filme ganhou os prêmios de melhor telefilme, diretor, atriz (Danes), atriz coadjuvante (Ormond) e ator coadjuvante (Strathairn).

(Via www.cinereprise.com)

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar