ESA/RN divulga resultado da Consulta Pública

23/04/2019

Com o compromisso de promover o aperfeiçoamento profissional e a capacitação técnica dos operadores do direito, a OAB/RN, por meio da sua Escola Superior da Advocacia (ESA/RN), divulgou nesta terça-feira (23) o resultado da consulta pública feita à advocacia potiguar. A pesquisa ouviu durante o mês de março os advogados e as advogadas para colher sugestões e estabelecer critérios para a definição e planejamento para ações formativas ao longo de 2019.

Os dados da pesquisa apontaram como ações prioritárias: cursos de atualização, que sejam capacitações de curta duração e, em relação a habilidades, que sejam realizadas formações de prática em audiência (31,1%). Dentre as áreas do Direito de maior interesse estão: Trabalho (19,5%), Processo Civil (18,9%), Empresarial (14,6%) e Família e Sucessões (12,2%).

Segundo o vice-diretor e responsável pelos cursos presenciais da ESA/RN, Felipe Maciel, é muito importante o retorno dado pela advocacia. “É muito significativo identificarmos essas informações para trazer maior embasamento às opções de linhas temáticas e de formatos de cursos de aperfeiçoamento que poderão ser disponibilizados. Além disso, os resultados trarão economicidade à gestão e, a partir disso, gerenciaremos da melhor forma os recursos disponíveis, criando fortes estratégias de atuação assertiva na qualificação dos profissionais de todo o Estado”, disse.

Com base nas informações para o calendário de 2019, será oferecido um Curso Modular de Prática em Audiências, a começar pelo mês de maio, cujos módulos serão: audiência cível, de família, criminal e trabalhista. Também com base na consulta, foram programados cursos práticos de advocacia trabalhista e de temas ligados ao direito empresarial e às novas tecnologias.

O diretor-geral da ESA/RN, Daniel Dantas, destaca que a divulgação do calendário faz parte das novas estratégias de ensino. "Divulgar a programação faz parte do planejamento pedagógico das atividades da ESA, assim também, fica mais fácil para o advogado se organizar e poder participar das atividades ofertadas", pontua.

Além disso, a ESA fez um convênio com o Instituto Potiguar de Direito Processual Civil para, a cada dois meses, promover uma reunião aberta, gratuita, para discutir os temas relevantes de processo civil relacionados à advocacia.

Confira o calendário de atividades para 2019:

MAIO
Multipropriedade e Lei dos Distratos
Reunião Aberta IPPC  - Tutela Provisória
Curso Modular de Prática de Audiências – Módulo I (Audiência Cível)

JUNHO
Curso Prático de Advocacia Criminal
Advocacia e novas tecnologias
Curso Modular de Prática de Audiências – Módulo II (Audiência de Família)

JULHO
Reunião Aberta IPPC  - Recursos
Curso Modular de Prática de Audiências – Módulo III (Audiência Criminal)
Processo Previdenciário Administrativo com abordagem do INSS Digital

AGOSTO
Curso Intensivo de Inglês para Contratos
Semana de Atualização Jurídica da ESA

SETEMBRO
Arbitragem – Teoria e Prática
Reunião Aberta IPPC  - Execução
Curso Modular de Prática de Audiências – Módulo IV (Audiência Trabalhista)

OUTUBRO
Marketing jurídico e relacionamento com cliente
Curso Prático de Advocacia Trabalhista
Introdução ao Direito nas Startups

NOVEMBRO
Reunião Aberta IPPC  - Demandas Repetitivas
Benefícios Previdenciários
Oratória e Argumentação

*As datas e os respectivos formadores serão divulgados a cada início de mês.