ESA:cursos telepresenciais gratuitos de maio serão na CAARN

21/05/2022
A Escola Superior de Advocacia da OAB/RN realizará cursos telepresenciais gratuitos no mês de maio a partir do dia 13, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados - CAARN, com os seguintes temas: direito médico e da saúde, departamento jurídico interno das empresas, além de novidades sobre o trabalho doméstico. As aulas serão ministradas por renomados profissionais e são voltadas para advogados, estudantes e interessados.

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail esa@oab-rn.org.br, bastando encaminhar nome e telefone, e doar 01 pacote de fralda geriátrica, na abertura de cada curso, para serem encaminhados à instituição de caridade. Agende-se e participe.

Cursos Telepresenciais - Transmissão via satélite
Inscrições: 01 pacote de fralda geriátrica – na sede da CAARN
Local: Auditório da CAARN (Rua Deputado Marcílio Furtado, 2526, Lagoa Nova). Informações: (84) 3234-3646/3653 ou (84) 4008-9400.

TEMA: DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE
Dias: 13 e 15/05
Carga horária: 04h

CONTEÚDO
Corpo docente
Dra. Camila Kitazawa Cortez
Dr. Osvaldo Pires G. Simonelli
13/5 - segunda-feira
Medicina e Direito: a atuação dos conselhos regionais de medicina.
- Atividade fiscalizatória dos conselhos.
- Comissões obrigatórias.
- Sindicância e processo.
- O julgamento ético.

15/5 - quarta-feira
Bioética e Direito: a Medicina e as normas.
- Conceitos de bioética.
- Os direitos dos pacientes e as limitações éticas.
- A Medicina inserida no Direito.

TEMA: O DEPARTAMENTO JURÍDICO INTERNO DAS EMPRESAS
- INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Dias: 20, 21, 22 e 23/05
Carga horária: 08h

CONTEÚDO
20/5 - segunda-feira
A estruturação da área jurídica da empresa e a terceirização de serviços. Organização. Estrutura necessária. Recrutamento e desenvolvimento dos profissionais. Tecnologias utilizadas. Vantagens e desvantagens na terceirização dos serviços. Critérios para terceirização.
Dr. Luiz Felipe Amaral Calabró

21/5 - terça-feira
O Departamento Jurídico como parceiro de outros departamentos. Conhecimento da empresa. Atuação consultiva. O papel do jurídico na definição de estratégias comerciais e de marketing. Respostas às demandas de outras áreas. Departamento Jurídico na tomada de decisões estratégias pela empresa.
Dr. Arthur Ribeiro Viñau

22/5 - quarta-feira
Aspectos financeiros do Departamento Jurídico. Gestão do orçamento. Controle das despesas. Provisionamento. Gestão de risco. Otimização de gastos. Metas da empresa e do departamento jurídico.
Dr. Sérgio de Britto Pereira Figueira

23/5 - quinta-feira
O Projeto do Novo CPC e a rotina das empresas. A rotina do departamento jurídico interno. Perspectivas do Novo CPC. As inovações trazidas pelo projeto do Novo CPC e os impactos na atividade da empresa.
Dr. Elias Marques de Medeiros Neto

TEMA: NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO: A EMENDA CONSTITUCIONAL - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Dia: 27/05
Carga horária: 02h