Direitos da pessoa trans é tema de discussão do OAB Debate

18/10/2016

Com o tema “Questões de Gênero: nome social, cidadania e o acesso de pessoas trans às instituições brasileiras”, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira (18), na sede da seccional potiguar, mais uma edição do OAB Debate.

Durante o evento a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Leilane Assunção  falou sobre a  evolução dos debates acerca das demandas das pessoas trans. Já a estudante de psicologia da UFRN, Emilly Mel Fernandes, abordou as vivências de uma pessoa trans e a importância do nome social. Coube a advogada Marcela Ribeiro Carapeta  tratar sobre a experiência jurídica de um processo de alteração de registro civil de uma pessoa trans.

“Eventos como esse são importantes para dar visibilidade a uma população que é negligenciada pela sociedade e que precisa ter seus direitos respeitados. É preciso ampliar os conhecimentos sobre as questões Trans”, disse Emilly Mel Fernandes.

O OAB Debate teve o objetivo de promover discussões institucionalizadas sobre as questões de gênero que permeiam a sociedade como um todo, bem como da recente aprovação do uso do nome social por advogados e advogadas trans em suas carteiras profissionais.

O evento foi uma iniciativa da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante em parceria com as Comissões da Mulher Advogada e Diversidade Sexual.