Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto será lembrado na OAB

22/01/2016

Em 27 de janeiro acontecerá, na sede da OAB no Rio Grande do Norte e nas demais Seccionais do país, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, evento criado por resolução de 2005 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na OAB Potiguar as atividades da data serão conduzidas pela Centro Israelita do RN (CIRN) e reunirão advogados, estudantes, autoridades governamentais, sociedade civil, representantes de outras comunidades vítimas do nazismo e de perseguições.

Para Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB, é inaceitável que se reivindique um direito ou que se exponha um descontentamento por meio de coação ou desrespeito. “São de conhecimento público as barbáries ocorridas. Uma das formas de evitar que a intolerância se propague na comunidade global é o diálogo, a lembrança, a publicidade das consequências”, disse.

O dia 27 de janeiro foi proposto em 2005 pelas Nações Unidas em lembrança às vítimas do genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos, que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos durante a II Guerra Mundial. A data, em 1945, marcou a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas. (Com informações do Conselho Federal da OAB)