Desafios na advocacia são destaques na abertura do Ano da Mulher Advogada

08/03/2016

A solenidade de abertura do Ano da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte foi realizada hoje (08), no hotel Holiday Inn, com  apresentação cultural, homenagens e palestra sobre os desafios na advocacia.

“Celina Guimarães e Nísia Floresta  foram algumas das muitas mulheres norte-riograndenses que lutaram para mudar a cultura machista. Hoje, além dos vários desafios a serem superados, é importante  também que o homem  se posicione firmemente contra todos os tipos de violência contra a mulher. A partir deste ano de 2016, Ano da Mulher Advogada,  queremos deixar essa batalha perene a fim de que muitas conquistas sejam implantadas ”, ressaltou o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, na abertura.

Em seguida, houve  a apresentação  do Grupo Damas de Reis, do mestre Geraldo Lourenço, da cidade de Santa Cruz/RN.

Dando continuidade à solenidade, a vice-presidente da OAB/RN, Marisa Almeida, falou da importância histórica da data e fez algumas homenagens. A palestrante Cléa Carpi recebeu uma placa pelo seu trabalho na advocacia, bem como a medalha Júlia Alves da Câmara Municipal do Natal; a advogada Lúcia Maciel, ex-presidente da OAB/RN, recebeu também homenagem pelo seu trabalho na advocacia. Na presença de Gilda Mesquita, familiar da advogada Bianca Mesquita, que foi encontrada morta em 1999 na UFRN, foi anunciada a instituição de medalha com o nome de Bianca para homenagear mulheres de destaque no Direito.

“Parabenizo as mulheres homenageadas e todas advogadas neste dia especial. E alinhados com o Plano de Valorização da Mulher Advogada,  a OAB/RN está na luta para a disponibilização de  espaço físico a ser destinado à amamentação e guarda  de filhos menores de advogadas em atuação perante as varas, alteração regimental no intuito de que seja garantido às advogadas, gestantes e que estejam amamentando, a preferência no uso da tribuna para sustentação oral, além de criação de vagas especiais no estacionamento destinadas a elas”, afirmou Marisa.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Lucineide Freire, o momento vai além de comemorações. “Além de comemorar a data, temos que refletir sobre o futuro e o muito que temos que avançar pela igualdade”.

Para encerrar, a conselheira federal Cléa Carpi ressaltou a importância de se refletir sobre as conquistas como a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Pactos Civis, Políticos e Culturais; 1ª Conferencia da Mulher em 1975 sobre igualdade, desenvolvimento e paz; direito ao voto com acesso à representação política, entre outras. “Foram muitas as conquistas, mas temos que avançar muito ainda. O desafio é fazer o Brasil  alcançar, com dignidade, a justiça e a cidadania”, enfatizou.

Participaram também  do evento o ex-presidente da OAB/RN Adilson Gurgel, o conselheiro federal Paulo Teixeira, o ex-presidente da Subseccional de Currais Novos, José Maria Bezerra;  secretário geral da OAB/RN, Kaleb Campos Freire;  secretária geral adjunta Priscila Coelho da Fonseca Barreto;  tesoureiro Carlos Alberto Marques Junior;  tesoureira da CAARN, Cristina Daltro; conselheiros seccionais; membros das comissões da Mulher e de Eventos da Seccional; advogadas, entre outros.