Conselho da OAB/RN participa de campanha nacional contra volta da CPMF

03/03/2016

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte esteve reunido nesta quinta-feira (03), na sede da Seccional Potiguar. Durante a sessão ordinária, o presidente da OAB, Paulo Coutinho, falou sobre a campanha “Agora chega de aumentos na carga tributária”, lançada nesta última quarta-feira (2) pelo Conselho Federal com o apoio de mais de 100 outras entidades da sociedade civil. “Estamos vivendo um momento bastante delicado na economia, porém não podemos permitir mais reajustes de tributos e a retomada de um imposto como a CPMF. A OAB do Rio Grande do Norte estará atenta e engajada nesta campanha que precisa do apoio de todos nós”, declarou.

Outro ponto tratado durante a reunião do Conselho,  foi a redução dos horários de funcionamento dos Tribunais Regionais do Trabalho.  Os presidentes dos Tribunais pediram um prazo ao Conselho Federal e apoio para se adequarem a redução cerca de 39% no orçamento.  “Os cortes foram feitos de forma lastimável. Está claro que essa é uma tentativa de acabar com Justiça do Trabalho que é uma das mais efetivas do nosso país”, lamentou Coutinho

As correições foram mais um assunto debatido. A falta de estrutura, carência de funcionários e acúmulo de processos foram alguns problemas relatados pela Conselheira Andréa Lucas que acompanhou a correição na comarca do município São José de Mipibu  e pelo Conselheiro Bruno Saldanha que participou da correição na vara criminal da cidade de São Gonçalo do Amarante e que explicitou ainda, em seu relatório,  dificuldades de acesso dos advogados aos magistrados. Sobre o assunto, Paulo Coutinho esclareceu que todos os fatos observados serão debatidos e cobradas as melhorias no serviço prestado.

Temas como a abertura do Ano da Mulher Advogada, que acontecerá no dia 08 de março, às 19h, no Hotel Holliday Inn,  e a realização do Curso de Iniciação à Advocacia em Mossoró, nos dias 09 e 10 de março e em Natal nos dias 14, 15 e 16,  também foram discutidos.