Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RN debate violência na UFRN

27/05/2019

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, presidida por Romildo Martins, realizou palestra para os idosos do Instituto do Envelhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (24), na antiga sede do Instituto. A formação tratou sobre a violência praticada contra os idosos no Estado do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, foram apresentados dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), através do Disque 100, o qual aponta o RN como sendo o segundo estado mais violento contra os idosos do Brasil. O resultado foi aferido tendo base as denúncias realizadas no ano de 2017.

“O MDH contabilizou mais de 33 mil denúncias de abusos e agressões contra idosos no Brasil, a necessidade de protegê-los contra violações de direitos é urgente. Infelizmente, o nosso estado está inserido neste contexto de violência. E é em razão desta realidade que a OAB/RN combate essa prática, e trabalha a fim de gerar políticas públicas que valorize a população idosa potiguar e suas contribuições à sociedade”, ressalta Romildo Martins.

O envelhecimento da população brasileira vem acelerando a cada ano. Estima-se que até 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos vai passar de 9,2% para 25,5%, ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para uma necessidade: o desenvolvimento de políticas de inclusão e desenvolvimento para um novo perfil de sociedade que chegará em breve.