Comissão de Direitos Humanos participa de ações no dia Internacional da Mulher

07/03/2017

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste dia 8 de março, o Movimento pela Humanização do Parto no Rio Grande do Norte irá protocolar um Projeto de Lei para a regulamentação do parto em Natal. As integrantes do Movimento se reunirão pela manhã em frente à Câmara Municipal da capital potiguar para apoiar a aprovação do documento. As atividades contarão com a participação de membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, presidida por Djamiro Acipreste.

O projeto propõe a regulamentação para o pré-natal, parto e primeiros cuidados com o bebê de forma que seja priorizada a segurança e bem-estar da mulher e do bebê. O PL foi elaborado pelas integrantes do movimento e contempla as demandas de mulheres insatisfeitas com as atuais práticas em clínicas e hospitais da cidade, que resulta em altos índices de nascimentos por via cirúrgica, casos de violência obstetrícia e desrespeito à vontade da mulher.

A realidade do parto em números

Segundo pesquisa liderada pela Fiocruz intitulada “Nascer no Brasil”, 52% dos nascimentos ocorre por cirurgia cesariana, sendo que na rede privada este índice chega a 88%. A OMS recomenda que o total seja, no máximo, de 15%.  A cirurgia aumenta em muito os riscos de hipertensão, hemorragias, infecções, problemas circulatórios, que são quatro das cinco principais causas de morte materna, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, o estudo da Fiocruz também revela que 70% das mulheres começa o pré-natal querendo um parto normal. ( Com informações da Assessoria do evento)

 

SERVIÇO

O que: Protocolo do Projeto de Humanização do Parto em Natal

Quando: 8 de março

Horário: 8h30

Local: em frente à Câmara Municipal de Natal

 

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar