Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN participa de Encontro Indígena em Natal

20/03/2017

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem do Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, presidida por Djamiro Acipreste, participou, nesta segunda-feira (20), da abertura do "I Encontro de Formação de  Lideranças Indígenas em Política Indigenista e Direitos Indígenas". O evento acontece no Centro João Paulo II, localizado no bairro de Ponta Negra. Na ocasião, a CDH  discute, juntamente com instituições e representantes da população indígena, questões relacionadas a valorização da cultura, demarcação de terras e violação de direitos.

O primeiro dia do Encontro foi marcado por diversas atividades, entre elas a apresentação dos participantes por meio do ritual de abertura, com o Toré (uma dança e ritual sagrado que faz parte tradição do povos indígenas). Em seguida, ocorreram três Rodas de Diálogos com as temáticas: Movimento Indígena no Rio Grande do Norte; a CNPI e Direitos Indígenas - através da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho-OIT - e direitos assegurados na Constituição Federal Brasileira. Para finalizar, a última roda de debate foi realizado uma discurssão sobre a Promoção da Cidadania e dos Direitos dos Índios.

Nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22) o I Encontro de Formação de Lideranças Indígenas, continua com a seguinte programação:

2º Dia - 21 de março
8h - Mesa 01 - Principais Reivindicações da Comunidades indígenas do RN
10h - Mesa 02 - Etnodesenvolvimento e Políticas Sociais
14h - Mesa 03 - Saúde Indígena
16h - Ações e Denúnicias dos Povos Indígenas que tramitam na Justiça

3º Dia -22 de março
8h - Trabalhos em grupos: levatamento das principais demandas das comunidades indígenas
10h - Apresentação dos Grupos de Trabalho(GT'S)
11h - Encaminhamentos